Cabazes de carinho


São cabazes, maiores ou menores, podem ter aquele gosto que nos faz viajar, mesmo que este ano estejamos mais limitados a sair das nossas casas, podemos ter as nossas pessoas presentes, pelas tradições que passam pelos cheiros e sabores, pelo cunho muito pessoal, do comércio tradicional.

Para quem está longe e quer apoiar a sua terra natal ou para quem está por cá e quer enviar mimos aos outros, sejam eles maiores ou menores. Ou até surpreender, um ou outro amigo a quem vai mesmo dar jeito, hoje em dia é tudo possível. 

Para os gulosos porque não enviar e oferecer os bons enchidos da região, que encontram nos talhos CaselSimões, do senhor Coelho ou Armindo. A maior parte dos talhos daqui já enviam para todo o país, com a facilidade de um telefonema ou mail. Porque não oferecer um cabaz de carnes àqueles amigos que estão a precisar de encher a arca, nesta altura de apertos, ou estarmos presentes, com sabores como o maranho e os enchidos, para a tia que este ano vamos ver... mais à distância. Também as pastelarias locais, como a Estrela Doce pode acrescentar mais conforto seja pela forma do seu bolo rei e as muitas variedades de doçaria que têm. Na altura da Páscoa, ligámos para um pastelaria da região de Coimbra que prontamente levou, aos nossos compadres, folares e pão fresco. Fica a ideia para o Natal.

A maior parte dos restaurantes locais adaptou-se ao serviço de Take Away e por isso, apoiar esta área, tão importante para muitas famílias que dela dependem, é outra forma de surpreender. Basta enviar uma mensagem para amigos ou familiares e dizerem que: Hoje somos nós que oferecemos o jantar! Um telefonema e o restaurante tem tudo pronto para ser entregue. Ficam aqui alguns dos contactos para surpreendermos e ao mesmo tempo, apoiarmos esta área. 

Também plantas, árvores de fruto ou flores são boas surpresas de mimos. Muitas das lojas desta área, com o cancelamento de eventos como os casamentos, viram os seus negócios afetados. A maior parte faz entregas em casa.


E as Gráficas? Escondem um mundo lá dentro desde calendários de parede, de mesa, imensos tipos de brindes (canetas, caixas, mealheiros, jogos, têxteis como t-shirts, camisolas, aventais...) azulejos, canecas, ímans de frigorifico, tudo personalizado à vontade de quem pede. Sabiam que a Gráfica Santo Amaro é a mais antiga da Sertã e faz 65 anos? Uma das mais recentes, do Miguel e do Filipe, mantem-se firme e forte há 16 anos. 


Para quem quiser aproveitar e oferecer prendas quentinhas, fica a sugestão da loja As Marias da Rafaela Lopes ou a sapataria do senhor João, que recentemente conhecemos aqui melhor pelo blog. Para além destas, existem muitas outras boas opções por aqui. 

Livros bonitos como Corações aos Milhões e A chama de Adrião Blávio, da muito talentosa Joana Lopes são outra sugestão com a vantagem de que, contactando a autora diretamente pelas redes sociais, têm acesso a uma dedicatória e assinatura da própria. 

Também o talento da Sofia e as suas Mariup fazem as delícias quer dos mais pequenos, com bonecas e bonecos artesanais, quer para os mais crescidos com marcadores de livros, pregadeiras e muitos outros produtos personalizáveis. 

Apoiar o comércio local é manter a funcionar uma engrenagem que vai para além do mero apoio económico, é fazer a diferença de famílias que dependem dessa troca. É ajudar na segurança e na confiança que melhores dias virão. Só precisamos de conseguir chegar até lá, um pouco mais tranquilos. 


E vocês, que outras ideias têm para apoiar, localmente?




Foto retirada daqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário