Vamos Cuscar #31

Já perdi a conta, das vezes em que o sr. João me salvou:

“Ó senhor João… consegue salvar estas mochilas? Precisávamos para 2ª…” Foi assim, que numa sexta-feira à tarde, depois das mochilas dos dois terem avariado e eles me terem dito –Mãe, precisamos de mochilas novas! – que lhes respondi que não e fui ter com o sr. João, salvador em tempo record.

“Sábado de manhã passe cá, que estão prontas.” E assim foi.

Ou aquela minha mala preferida de tantos anos, ou sapatos de uma vida. O sr. João encontra uma forma, a partir do momento em que faz o diagnóstico rápido dos seus “pacientes”. É o único sapateiro em funções na vila da Sertã e proprietário da sapataria mais antiga de cá. Tem uma enorme paciência para quem por lá passa. Tem na história da família, isto de ser sapateiro, mesmo que os tempos tenham mudado e as exigências dos clientes também. De um lado da rua do Castelo a loja, do outro, a oficina de sapatos, numa das zonas mais históricas da Sertã. Pai de três filhas talentosas é agora avó de um rapaz.

Vamos cuscar o sr. João?

 





Idade: 61

Naturalidade: Sertã

Comidas preferidas: Gosto de comer de tudo

Um livro a não perder: A morte de Catarina Eufémia

 Um sítio de sonho visitado e outro de sonho a visitar: Açores e Brasil

 

1.       O que queria ser quando era pequeno?

Sempre quis ser comerciante, fazer atendimento ao público, estar atrás de um balcão. A arte de sapateiro surgiu por acaso. Não queria seguir a profissão do meu pai, ser sapateiro, mas o destino colocou-a no meu caminho.



2.       Uma parte da sua juventude passou por Lisboa mas acabou por regressar. O que tem esta região do interior, que o encanta?

O voltar à terra Natal. Comecei em Lisboa, mas fixei-me na Sertã.




3.       Como é que a música continua a ser importante no seu dia-a-dia?

A música descontrai. O facto de ter sido durante muitos anos vice-presidente da FUS, serviu para servir a coletividade e a nossa terra.


4.       Quem o conhece, vê-o sempre com muita energia e um bom dia no rosto. Onde vai buscar essa boa energia?

A força de vontade é muito importante. E o pensar positivo, também.










5.       É pai de três raparigas! E agora avô de um menino. Para si, como é que ser avô está a ser diferente, de quando foi pai?

Ser avô é ser pai duas vezes. É diferente! É muito diferente! É uma alegria inexplicável! Faltam-me as palavras… (emocionou-se)





6.       De onde vem esta paixão pelos sapatos?

Comecei em Lisboa, já lá vão 42 anos. Comecei com um tio meu que tinha três sapatarias em Lisboa, todas com oficinas de consertos. Foi lá que eu aprendi, apesar de o meu pai e o meu avô, pai do meu pai, já eram sapateiros. Só que era tudo manual com o meu pai e eu não quis aprender. Então, em Lisboa com o meu tio aprendi porque já tinha máquinas. Nunca fiz um par de sapatos à mão, à exceção de um chinelo artesanal que faço que vendo durante o Verão. Sempre trabalhei com máquinas. É mais fácil, facilita o trabalho e é mais rentável. Por ser mais rápido, ganhei a alcunha de ser o “sapateiro rápido”. Em Lisboa, estava encarregue de uma sapataria que o meu tio me entregou na Quinta das Mouras, no Lumiar. Fazia o atendimento ao público e nas horas vagas consertava sapatos. Na Sertã fui pioneiro no arranjo de sapatos à máquina, haviam sapateiros mas eram todos manuais. Tenho a máquina de coser, coser meias solas ou ténis, etc; a máquina giratória, máquina de pequenas costuras com várias cores conforme os sapatos; a máquina de acabamentos com a frese, a de engraxar, a de brunir; a máquina da prensa, para apertar as solas para colar; a forma de sapateiro; a máquina de cortar sola ou borracha; broca para furar os saltos das senhoras; etc.


7.       Qual foi o par de sapatos mais especial que já vendeu?

Todos eles são especiais! Todos eles são importante!





8.       Para si, o que é importante, quando compra um par de sapatos?

Importa acima de tudo a qualidade, o design e o preço.


9.       O que mudou, na arte de vender sapatos?

A diversidade de sapatos. Cada vez há mais modelos, mais diversidade, mais oferta.


10.   Que histórias contam os sapatos que tem para arranjar?

Os sapatos têm histórias para os donos dos sapatos, para mim não. Certamente que cada um terá a sua história. Posso imaginar por onde já passaram, como foram tratados, mas os donos são outros. As pessoas já não arranjam o calçado como antigamente. Um sapato ou uma bota era todo reconstruído, agora não passa por pôr umas capas ou umas solas e solas já nem toda a gente põe porque o calçado atual é todo à base de borracha. As pessoas preferem comprar novo a arranjar. Não arranjo só sapatos, arranjo malas, fechos, etc.




11.   Porque é tão importante, que as pessoas continuem a comprar no comércio tradicional?

Pelo apoio que dão às pessoas locais. Creio que o atendimento seja muito mais individualizado e qualquer problema que tenham, sabem sempre que podem contar connosco. Localmente, ajudamo-nos mutuamente a todos. E isso é muito importante!


12.   Este blog chama-se Penso Rápido – pequenos remédios para as comichões do dia-a-dia. Que Penso Rápido usa no seu dia-a-dia?

Viver o momento. O importante é começar para poder terminar.



 

 Para mais informações, fica a página do facebook aqui e os contactos: 274 602 476, 964 522 032 ou 967 348 299. 

Seja esta ou outra loja, vamos apoiar o nosso comércio local? :)

2 comentários:

  1. Conheço bem o sr. João, a esposa, e algumas das filhas. As minhas melhores botas para uso no inverno foram lá compradas. Gostei tanto que comprei outro para no inverno seguinte. É muito simpático, o seu trabalho muito útil, e merece bem ser apoiado.

    ResponderEliminar
  2. ❤️ Obrigada João Pedro! Obrigada Bélinha pela linda entrevista! ❤️

    ResponderEliminar