Vamos cuscar #30

Parece coincidência mas não deve ser. Mesmo não me tendo apercebido que já chegámos ao número trinta (tantas pessoas com histórias bonitas...), não será por acaso que comemoro as trinta entrevistas aqui no Blogue, com esta pessoa. 

Os entrevistados do Vamos Cuscar são pessoas que, de alguma forma, se cruzaram no meu caminho, que deixaram algo transformador, que têm um lugar nesta Vida de entregar e de deixar o Mundo, um pouco melhor. 

A Rafaela encarne todo esses condimentos. Aos 30 anos é proprietária de uma loja. Engane-se quem pensa que ali se vende roupa. Ali a roupa é um pretexto para fazer as pessoas felizes e sentirem-se bem com elas próprias. Seja que tamanho, cor, riscas, altura e beixura tenham. A Rafaela vê pessoas, não olha a tamanhos. Tem uma alegria contagiante mesmo que à volta esteja tudo cinzento. Há quem veja o copo meio cheio. A Rafaela vê barragens de água cheias, quando ninguém consegue ver, sequer uma gota. 

Não é um exagero o que aqui digo. Para confirmar o coração grande que tem, só mesmo passando por lá ou pelas páginas oficiais e ter aconselhamento individualizado sobre o que mais favorece a cada um. 

Vamos cuscar a Rafaela Lopes?







Idade: 30

Naturalidade: Sertã

Comidas preferidas: Arroz de tamboril (picante)

Um livro a não perder:  Dentro da loja mágica

Um sítio de sonho visitado e outro de sonho a visitar: um sitio de sonho visitado- qualquer lugar escondido, no meio da natureza, com cantar de pássaros, água a correr e brisa a trazer-me o perfume do campo. (sou muito fácil de agradar)

Um sitio de sonho a visitar- Egipto e toda a sua magia. India, e os encantadores contrastes culturais. 


1. Quais as recordações mais doces que tens, quando pensas em ti, como menina pequena?
Podia ficar aqui, uma eternidade a relembrar momentos lindos da minha infância. Sou uma afortunada por todo o amor que recebi. Lembro-me do meu pai me aquecer a cama com o secador de cabelo, no inverno, antes de me deitar. Atualmente,  com 30 anos, continuo a fazê-lo. Embora num período mais curto, 10 segundos depois vem-me à mente a conta da luz!
Outro episódio que tenho de referir: as brincadeiras com a minha irmã Joana. Com a nossa criatividade, as caixas de papelão dos frigoríficos que o meu pai vendia, transformavam-se em naves espaciais. E percorríamos o universo inteiro, com a nossa imaginação. E víamos planetas, extraterrestres, saltávamos nas nuvens. Eramos miúdas destemidas !!!! Eram tempos tão incríveis. 

2. Até que ponto, a tua experiência nas relações com os outros, teve influência, da tua vasta experiência na loja do teu pai?
Adoro esta pergunta!!!!
O meu pai é o mestre da sensibilidade, comunicação e vendas. Ele tem uma capacidade gigante de fazer a leitura da pessoa, antes de se dirigir a ela. Ele sabe brincar, com elegância, ser divertido mas nunca perder a credibilidade. Aliás, ele, através dessa forma de ser, cria uma aproximação dele com o cliente. E eu fui uma abençoada por ter crescido neste meio. Por ter um mestre como o Filipe.
Ouço regularmente o piropo “ Não fosses tu filha do Filipe”, e eu até cresço um palmo!

3. Quais as Mulheres que te inspiram?
A minha avó Céu é a minha inspiração. Com uma vida tão dura e cheia de dissabores, mas com um coração tão cheio de amor e ternura. Ela tem 93 anos e é mais jovem do que a maioria das minhas amigas.




4. E depois foste Mãe e tudo mudou. Ou será que não?
Uiiiii. E de que maneira. Antes do Guilherme eu vivia num planeta à parte. Num mundo cor de rosa, cheio de algodão doce e unicórnios. Com o Guilherme eu descobri a verdade das coisas. Ter sido mãe tão nova, trouxe-me muitas aprendizagens e muitas ferramentas.

5. O que mais te surpreende no teu filho?
Não é para me gabar, mas eu acho que ele tem uma inteligência emocional acima da média. 




6. Como é ser irmã mais nova  mas também irmã mais velha?
É o melhor posto!!!! É chorar num colo com mais bagagem, e dar colo a quem tem menos bagagem. Acho que as irmãs do meio são as que mais privilégios têm. Adoro ser a dois de quatro <3 




7. A tua paixão por roupa vai muito para lá da atenção que dás aos tecidos e cores. Afinal, o que é para ti, encontrar a peça certa para alguém?
Amo esta pergunta também!!!!
Eu não nasci para fazer dinheiro. O meu vício é alimentar a minha alma. E ela é alimentada de cada vez que uma mulher sai do provador e se sente linda. E eu VIBROOOO quando uma mulher está linda e luminosa. Eu SEI que uma mulher que acredita em si conquista o que ela quer, e ser parte dessa acreditação é uma bênção.
Ninguém imagina como as mulheres se Vêem. Nós somos cruéis connosco! Falamos mal do nosso corpo, não vestimos certas coisas porque achamos que vamos dar nas vistas e não merecemos.
O que me faz sentir especial é quando eu provo a um corpo acima de 38, que um vestido fica incrível e o enaltece. Ou a uma mulher com umas curvas salientes, a confiar numas calças justas. 
Eu só quero que as pessoas vejam a sua beleza muito além dos padrões!!!


8. Na tua opinião, qual a relação que muitas Mulheres têm na aceitação do seu corpo?
Francamente??? 99% das mulheres não se amam. Querem corresponder a um padrão de perfeição imposto pelos media. Nós fomos formatadas a procurar incansavelmente os nossos defeitos, e a martirizar-nos por possui-los.   
Na verdade, são os nossos defeitos que nos tornam únicas. São as nossas estrias, a nossa celulite, o nosso músculo do adeus, as nossas rugas que têm tatuado cada pormenorzinho da nossa história. Nós devíamos aceitar quem somos, e ter orgulho de como somos. O nosso corpo é um veículo que nos permite desfrutar de sensações incríveis. Devíamos olhar mais para dentro e menos para fora. 
Mas o mundo vai ao contrário.
A minha missão é valorizar cada mulher que se cruza no meu caminho. E eu sou tão grata, porque já fiz a diferença na vida de algumas. Já impulsionei lindas mulheres, a usarem vestidos e confiarem em si. Já meti mamãs a usarem crop tops e mostrarem a sua linda barriga, já consegui PROVAR que mulheres com mais de 70kg podem e devem usar vestidos justos e ficam INCRÍVEIS <3.




9. Como surgiu a vontade de ter uma loja própria?
Essa vontade mora dentro de mim, desde que me lembro de existir. 

10. O que podem as pessoas esperar, quando entram na loja-  As Marias?
Toda e qualquer pessoa que entre n`As Marias, é sempre bem-vinda, seja para comprar, para ver, para dar dois dedos de conversa, para tirar fotos e passar um momento divertido e único.
As Marias, é um espaço onde cada pessoa pode ser ela própria, inclusive quem aqui trabalha. Nas Marias tudo pode acontecer. 
Podemos estar a trabalhar descalças, podemos ter trazido biscoitos numa marmita e distribuir a quem por aqui passa. Pode alguém entrar, e partilhar connosco lindas historias de vida, sentadinhos nos nossos carismáticos sofás cor-de-rosa. Podem as pessoas ser desafiadas a entrar num provador e experimentarem artigos fora da sua zona de conforto, só para se sentirem noutra perspectiva. E é assim que conquistamos de uma forma muito natural, uma família. A nossa família Marias!!!
Nas Marias, não há espaço para se ser uma personagem perfeita para a sociedade aplaudir. Nós somos apenas pessoas, e aqui, todo o individuo pode desfrutar do seu verdadeiro eu. Sem julgamentos, só com amor. 




11. Estamos a viver tempos muito desafiantes. O comércio local é muito importante para a continuação do crescimento de uma comunidade como é o caso desta vila. Para quem ainda tenha dúvidas sobre comprar localmente, o que tens a dizer?
Comprar localmente é investires em ti.
Comprar localmente hoje, é pensares que amanhã os teus filhos poderão continuar na Sertã a trabalhar e a viver.
Comprares no comércio local, é valorizares o sonho de uma pessoa que conheces, é acompanhares na primeira fila a sua história, a sua luta .
Comprares no comércio local, é levares com uma energia sagrada, a energia da gratidão se apoiares.
Comprares no comércio local é uma experiência humanística. Nada paga a interligação que se cria, os laços, as amizades que ficam para a vida.
Comprares no comercio local é muito mais do que adquirires um produto. É toda uma experiência mágica que tens. 
Eu valorizo muito a Sertã, por isso sempre fiz questão de comprar quase tudo aqui. Temos lojas maravilhosas a todos os níveis. 
Por vezes as pessoas justificam-se nos preços. Nos centros comerciais as coisas são mais baratas.
Embora eu não concorde, há uma coisa linda que eu tenho a certeza. Quando se tem uma porta aberta, há uma necessidade de ajudar quem nos ajuda. Eu, enquanto Maria, vou ao supermercado, à cabeleireira, à sapataria, etc. de todas as pessoas que são minhas clientes também. Eu invisto em quem investe em mim. <3 
Se eu for ao Fórum hoje, e amanhã estiver na rua a pedir esmola, a pessoa a quem ajudei nem sabe da minha existência. Lá está … É uma realidade fria e sem alma. Eu não me identifico.
Eu acho que as pessoas vão despertar para as maravilhas que têm à sua porta.



11. De onde vem a força desse sorriso?
Eu sei que morrer é certo. A maioria das pessoas acha que se é para sempre. E não. Quando sabes mesmo que vais morrer, és livre. Tens consciência que não és assim tão importante, que não tens assim tanto a perder. E isso dá-te coragem de seres quem tu és. 
O mais importante da vida, é sermos livres para trazer à flor da pele quem nós somos.
Essa liberdade faz-me sorrir. (E chorar também, por ver que ainda há tanta gente cheia de etiquetas tão sem sentido.)




12. Este blog chama-se Penso Rápido – pequenos remédios para as comichões do dia-a-dia. Que Penso Rápido usas no teu dia-a-dia?

Coisas básicas são a minha cura diária:
Respirar com sentido. Respirar é tão bom. Dá calma.
Fundir-me com a natureza: observar as estrelas, ouvir o som da chuva, ou até apanhar um banho de chuva. Sentir o sol na minha pele.
Mas sobretudo, ser e permitir ser.
Quando ouves a voz do teu Coração e a segues, a vida fica mais suave. 

Para saberem mais basta ir a esta página ou a aqui.





Nota: A meia hora em que estive na loja, com a Rafaela e a Joana, é tal como é defendido nos princípios e valores deste espaço: um SPA de bem estar. Sem nos darmos conta, acertam na nossa medida, melhor do que nós próprios e vêm para lá do que achamos que íamos à procura. Vêm em nós, o nosso melhor. A minha meta era encontrar um vestido versátil e a dificuldade foi escolher só um, pela qualidade dos tecidos e a relação muito boa com o que se paga. Para quem for de cá ou vier de passagem, vale a pena passar por aqui. Não é um ponto turístico mas é, tal como a Rafaela diz, uma experiência humana que vale a pena viver e apoiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário