A meia de Lisboa

Estou desde ontem a pensar como haveria de começar este texto. 
Desde ontem a  pensar por onde começar a explicar o culminar desta aventura que começou em outubro. 

Desde ontem à procura das palavras certas para explicar(-me) porque é que uma pessoa se mete nestas coisas. Cada um com os seus motivos. Mas porque é que me meti nisto. 

Começou com esta pessoa bonita há mais de meio ano. Esta pessoa teimosa que, mesmo sem ter conseguido treinar, correu e arrastou com dores um joelho, menos teimoso que ela, por vários km. É linda. Mais ou menos km não interessa. És vencedora. E não falo só dos km, sabes disso. :) 




E depois continuou com esta pessoa bonita ao longo destes meses todos. Com as minhas muitas dúvidas e as suas imensas paciências. E generosidade. Os atletas à séria, são sobretudo pessoas que são generosas. Que acarinham, que acolhem, que incentivam, que estão lá, que não nos fazem desistir. 




A Patrícia, a coache-mai-linda, foi tudo isto e muito mais. Acreditou comigo todos os dias. E ontem acreditou comigo e por mim. Foi a gerir o tempo, a contar histórias, a distrair-me até mais não para que a mente não me atraiçoasse. Porque é a mente que começa a falhar na reta final, quando o corpo começa a pedir para parar. Quando começam a aparecer visões de relva e eu atirar-me para cima dela. Quando começa a suplicar para parar só um pouco. E ela esteve sempre lá. Sempre. A buscar água, a dar suplementos e ensinar-me com um carinho tão grande e bonito, as estratégias de que só faltam os km de uma mão. Que o pior já estava. 

Aos 14km confessei-lhe, que me estava a começar a sentir cansada. Uma cãibra a crescer numa das pernas. Um calor grande. Os meus treinos sempre feitos com temperaturas das 6h da manhã, nesta terra fresca. E olhou para mim e apenas disse:"Podemos abrandar...parar vai custar muito mais." Mais histórias para enganar o corpo. Já perto dos 19km abateu um mau estar. E é verdade, "só" faltavam mais 2km. Mas cada km conta. E cada km, na reta final, parece um pouco maior. Por isso andámos uns metros, repor a cabeça, a respiração e o ânimo. Pessoas boas que vamos encontrando pelo caminho a dizer "Já falta pouco! Já nos encontramos nos pastéis de Belém!" Um senhor que nos foi ultrapassando e ficando para trás e que numa das vezes me tocou no ombro, atirou a língua, e em jeito de provocação disse um "Até já!!!". 

Retomámos novamente a corrida e desta vez com toda a alegria destes meses a explodir. Uma passadeira vermelha à nossa espera. De mãos dadas. Um sorriso grande, do tamanho do coração onde levei muitas pessoas comigo. Levei os meus filhos fabulosos que acreditaram sempre, à espera da medalha que eu ia trazer, com este bonito desenho, que foi comigo toda a prova, da mais nova (grata também à educadora dela, Carla, por perceber e incentivar a importância destas coisas...) ...



... o meu companheiro que incentivou e apoiou em todo este processo, nas suas provocações cheias de carinho a dizer "Agora vê lá se te entusiasmas e vais até Cascais!!!", o meu irmão e cunhada que mesmo estando tão longe se fizeram sentir tão perto, ao enviarem uma mensagem a dizer que em cada km, estaria à espera um abraço deles, e os tantos amigos que se fizeram presentes por diversas formas. A todos um bem haja muito sentido. 

Está feita.







Porque é que uma pessoa se mete nisto? Ainda não sei bem. Só sei que tem algo a ver com o testar os nossos limites, com a capacidade de superação, de sair da nossa zona de conforto. Correr é muito mais do que físico. Correr é uma conversa que se tem com a mente, da qual o corpo é apenas um passageiro.




E agora vou ali só falecer mais um pouquinho...até ao próximo treino ;) 

2 comentários:

  1. Mana (man)tens a minha mais profunda admiração! Já te conhecia o espírito de vencedora!!! Vi-te atravessares muitas metas!!!PARABÉNS!!!!

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente linda "mh Bela", entre tantas virtudes tens a de me emocionar com as tuas palavras...fico com nó na garganta, com muito orgulho e admiração pela tua conquista! Como é que consegues ser tanta coisa e sair-te bem em tudo? Excelente mãe, amiga, profissional, solidária... Admiro-te e pronto! ❤ obrigada por poder fazer parte da tua vida❤ Carla Ribeiro ��

    ResponderEliminar