Dedicatória para Todas as Pessoas-Camadas-de-Cebola


Ontem foi dia de consultas.
Mesmo à distância, o cuidado, afeto e respeito está lá. 

Ontem fechou-se um ciclo para uma das mães. Uma mãe-guerreira que insiste em seguir o que lhe faz sentido para bem de todos lá de casa. Uma mãe que passou a ouvir e a respeitar mais o seu coração e a receita que vai fazendo sentido à medida que os filhos lhe crescem a olhos vistos. 

Uma mãe com camadas, com camadas de cebola, como me dizia. E que imagem linda e poderosa. Todos nós temos camadas que fomos construindo, ou impostas por terceiros, lendo, descobrindo e que às vezes vão tapando, as nossas verdades para com os nossos filhos. As verdades para connosco mesmos. Tenhamos ou não filhos.

Ninguém sabe melhor, na esmagadora maioria, o melhor para os filhos, do que as mães e os pais. Podemos ter dúvidas, ter falta de informação ou conhecimentos. Mas uma vez que tenhamos todos os ingredientes na mão, cabe a cada mãe, a cada pai, encontrar a mistura dos ingredientes que mais faz sentido para a sua família. Tão única. 

Por isso, agradeço a esta mãe por esta definição tão simples do que foi, para ela, este processo: tirar as camadas para sair o que precisava de sair - a sua verdade de cuidar da sua família. 

Ainda há alguns preconceitos sobre recorrer a consultas, pedir ajuda. Este fim-de-semana falou-se muito disso nas redes sociais. É normal, foram muitos anos com a ideia de que só recorre ao psicólogo ou ao psiquiatra quem está maluco. Ainda hoje oiço este tipo de frases. 

Contudo, é preciso uma tremenda lucidez para o fazer. Para tirar as camadas de dúvidas, incertezas e deixar sair a verdade de cada um. 

Por isso hoje, um abraço grande, grande a todas as Pessoas-com-camadas-de-cebola e em particular às Mães e Pais que insistem em irem mexendo nas suas camadas, com a vontade de pedirem ajuda. 


Informações e Marcações.
Para todo o Universo: 
abelpb@hotmail.com ou 96 74 09 590.









Sem comentários:

Enviar um comentário