Orientação Vocacional... para quê? 3 perguntas para ajudar


Não sei bem o que escolher...

Tenho dúvidas se esta área vai permitir-me seguir o curso que quero mais à frente.

Gosto da maior parte das disciplinas... sei lá o que é melhor para mim!

Os meus pais dizem que tenho jeito para umas coisas. Os meus amigos para outras. Estou tão confuso...

E se isto não tem futuro?

Terminei o 12º ano e não quero continuar a estudar. E agora?

Quero mudar de área profissional mas não sei por onde começar.


Muitos jovens (e pais...) têm dúvidas sobre as melhores escolhas, em chegando ao 9º ou ao 12º ano. Qual a área ou o o curso que mais se adequa a si. 

Ficam 3 perguntas para ajudar.

1. O que é a Orientação Vocacional?

Na Orientação Vocacional o psicólogo auxilia o jovem a tomar as decisões que mais se adequam a si, tendo em conta os seus principais interesses, competências e aptidões, disciplinas preferidas (e as outras menos preferidas...), atividades de tempos livres e o que pensa, naquele momento que são as suas preferências em termos de profissões e carreira futura. 

Há muita informação disponível e neste processo o jovem é auxiliado a compreender e a tomar as melhores decisões para si. 


2. Para quem?

Por norma, destina-se a jovens que estão em processo de terminar:

  • 9º ano e querem escolher a área de estudos seguinte (cursos gerais, cursos profissionais...)



  • 12º ano e querem conhecer as opções de cursos superiores que mais se adequam a si ou tendo terminado o ensino secundário, não pretendem continuar a estudar mas querem conhecer como ingressar no mundo do trabalho. 



  • adultos que queiram rever ou fazer uma mudança na sua carreira ou área profissional.



3. Como funciona?

São realizadas consultas de orientação vocacional para obter e trabalhar as dúvidas e informações que interessem ao jovem ou adulto. Podem ou não ser aplicados testes de orientação vocacional. Depende sempre de cada caso. 
Sendo um processo no âmbito da psicologia os dados são confidenciais. 

Mais informações: abelpb@hotmail.com











Sem comentários:

Enviar um comentário