As crianças e este vírus

É como se fosse um espelho.
As crianças e (muitos) jovens, imitam como os adultos agem perante as situações. Seja no trânsito, em situações caricatas ou até nesta situação que se está a viver de muita informação sobre este vírus. 

Felizmente, por cá, ainda tudo muito sereno, com casos efetivamente diagnosticados, mas sente-se no ar um burburinho crescente de informação e desinformação que passa para os mais novos. 

Adultos informados, tranquilos e responsáveis, transmitem segurança a crianças e jovens que só precisam de compreender como agir perante situações que não se controlam. Podemos todos ter mais cuidados com a higiene? Sim. Hoje, amanhã e na verdade desde sempre. Então controlamos o que é possível controlar. 

Esta é mais uma oportunidade de aprendizagem para os deixar falar, fazer perguntas, pô-los a pensar se tudo o que ouvem ou se anda a dizer é verdade ou não. Sermos porto seguro.

Deixo-vos aqui as recomendações, da Organização Mundial de Saúde, com tradução da Ordem dos Psicólogos, para ajudar as crianças a lidar com situações de maior stress, por acaso nesta situação, em relação a um vírus. Poderia ser em relação aos incêndios, que na nossa região, o interior, acontece todos os anos. Resume-se tudo a estarmos nós, adultos, mais atentos, mais serenos, mais conscientes deles e do que nos rodeia. 













Sem comentários:

Enviar um comentário