4 Dicas para Recomeçar na Escola



1. Lembrar do Bom
Coisas como: Vê lá se agoras repetes os disparates do 1º período... É a forma perfeita para que na realidade vá repetir t-u-d-o de novo. Aquilo que lhes chamamos a atenção é aquilo em que vão pensar mais. Se eu disser: Não pense numa maçã vermelha... Deixem-me adivinhar... Pensaram exactamente no qué?? Então é fazer o contrário: lembrar o que já correu bem e partir daí. 

2. O que gostavas de...
... melhorar? Eles sabem no que gostavam de melhorar. E quando lhes perguntamos: e o que precisas de fazer? Também dão a resposta certa. Só precisam, na maior parte das vezes, de uma ajuda para pôr em prática:
Se dizes que precisas de estudar mais História, em que dia da semana e por quanto tempo precisas de o fazer? 
A nós pais e educadores, cabe fazer-lhes mais perguntas do que dar-lhes muitas respostas. Afinal, não vamos estar sempre por perto, certo? 

3. É precisar ir relembrando
Sabem aquelas 457 resoluções que se fazem no ano novo e que no dia 3 de janeiro, um décimo já foi ao ar? E estamos a falar de adultos. Imagine-se com crianças e jovens, ainda à procura de encontrar a melhor forma de encontrar o seu método de estudo e trabalho. É preciso ir relembrando o que se comprometeram a fazer. E se for preciso reajustar. 

4. Conhecer a mini-pessoa
Há crianças que beneficiam com calendários na parede, agendas, cadernos de apontamentos, música ambiente... ou então em total silêncio. Algumas precisam de companhia outras são autónomas desde o primeiro dia. Conhecer a mini-pessoa que tem à sua frente, permite encontrar a melhor forma de a ajudar. E por favor, sem comparações, com o sobrinho-da-vizinha-do-3º-esquerdo-bloco126. 

Ação: Ainda dá tempo - o 2º período
25janeiro - 14h30 às 16h - Sertã

2 fevereiro - 14h às 15h30 - Lisboa
Inscrições limitadas/Informações: abelpb@hotmail.com








Sem comentários:

Enviar um comentário