Parte II: SuperMãe vs SuperHumana

Num dos livros deste verão que andei a ler, relatava as maravilhas do nosso cérebro e que, ao contrário do que tanto para aí se diz, sim senhor que ele vai atrofiando com a idade mas também ganha em flexibilidade e capacidade de se reinventar. Perdem-se capacidades mas são compensadas por outras DESDE QUE se continue a exercitar este "músculo". A certa altura lê-se que, por exemplo, fazer listas de supermercado, não abona muito a favor das nossas competências de memorização. E aí parou tudo. COMO DEIXAR DE FAZER LISTAS? Seja as de supermercado ou outras. Para que muita da engrenagem funcione bem, há listas a nascer da mala, em cima da mesa ou na porta do frigorífico. Toda uma indústria de post-it coloridos, às riscas e pintas montado, já para não falar de apps que ajudam (será que afinal não??) a que nada fique por mãos alheias, para se conseguir fazer tudo. 

E é aqui é que está a questão. Isto de se ter que fazer tudo, com graciosidade, de preferência com o ar radioso e engomado de quem está sempre a acabar de sair de uma sessão de massagem; que nunca em tempo algum se esquece de comprar só mais aquele material imprescindível que é a caneta de azul turquesa, com purpurinas florescentes ao pôr-do-sol, a tocar As quatro estações de Vivaldi, enquanto larga uma fragrância de brisa do mar; ou então acabou de costurar o fato de Carnaval alusivo ao tema do Homem Pré-Histórico a viver em Marte;  e sabe ainda a tabela nutricional adequada para o desenvolvimento de cada um dos filhos... São SuperPoderes de uma SuperMãe. Há quem o consiga. Verdade. E que para além de o conseguir ainda é extremamente feliz. Verdade também. Mas 98,8% não consegue e sente algum desconforto por isso.  

Quem nunca se baralhou com a indumentária para uma das festas de natal-páscoa-fim-de-ano, ou trocou as cores de roupa entre os filhos? (Já contei aquela vez em que TODAS, repito TODAS as meninas do concerto de Natal iam com uma belíssima fita vermelha no cabelo e a minha, com dois lindos totós e laços vermelhos? Não contei? Então vamos fingir que nunca aconteceu. Eram só mais de 80 miúdas em palco. Grande vantagem foi reconhecê-la imediatamente, no meio de tanta cabeça com fita...).

Ou se esqueceu do dia do fotógrafo na escola.

Quem nunca chamou cereais, àquelas coisas, muito açucaradas a que se mistura leite e está despachado o pequeno-almoço?

Ou olhou para a t-shirt, acabada de tirar do molho de roupa por passar e disse para consigo mesmo: Os tecidos enrugados, usam-se. 

Ou foi levar os filhos de pijama à escola. Já o vi e vai daí que a moda pega. 

Quem nunca disse aos miúdos que não, nem mais um chocolate a seguir ao jantar, dissertando sobre todos os malefícios do açúcar e blá-blá-blá... e mal eles adormecem, se senta no sofá e vai um quadrado de chocolate e mais um e mais outro.

Na verdade, uma ou outra coisita, todas e todos nós. E isso não é revelador de incompetência pura. É-se apenas um SuperHumano, com todas as suas fragilidades, assumidas e sentidas sem culpa. Que modelo ou exemplo queremos passar aos miúdos? De que nunca se falha, que é difícil de errar e que alguém, que comete um mínimo deslize merece, no mínimo, prisão por largos tempos?

Mostrar as fragilidades e birras como mães e pais é mostrar que há margem para melhorar, que o erro faz parte e que, na mesma proporção do que não correu bem, há igualmente um outra vontade de mostrar que existe mudança e vontade de fazer melhor. Somos apenas H-U-M-A-N-O-S. E como já dito aqui, está tudo bem. Está mesmo. Ser exigente como mãe ou pai é maravilhoso. Faz-nos ir mais além. Mas não ao ponto de deixarmos de ver o que realmente importa nesta relação bonita que é suposto ser a que se tem com os filhos. Abre também espaço para que também eles queiram fazer caminho com desafios de melhorar e serem SuperHumanos

Mesmo com o vento a despentear, haja força nesse sorriso. 😉😊









Sem comentários:

Enviar um comentário