Quadro de verão





Ao acordar tinha, quase sempre este quadro à minha frente. 

E foi mais ou menos isto nos últimos tempos. Sem grandes fogos de artifício externos mas com os pequenos nadas que faltavam. As vozes de "Mamãaaaaa!" pela casa. Quando passamos mais tempo juntos ouço mais vezes mamã do que mãe e isso enche-me as medidas. Como uma confirmação de que é por aqui o caminho. Estamos todos mais em sintonia uns com os outros. 

Tirei muito menos fotografias do que tirava antes. Decidi que queria ficar a olhar mais, a vê-los realmente. A perceber-lhes as necessidades que estão por detrás dos queixumes ou pedidos, às vezes fora de tempo. 

Houve birras, deles e minhas. Houve abraços, cumplicidades, conversas e avanços em quem eles são e querem ser, e em quem me quero ir transformando como mãe, para eles e por mim. Às vezes penso que agora é que estaria preparada para tantas coisas mais, para ser mais mãe. Mas vamos sempre a tempo. Disso tenho também mais certezas. Todos os dias, todos os momentos podem contar e ser uma mais valia. 

Houve tempo para o nosso Tempo Livre. Comecei o ano passado com isto do Tempo Livre. É o nosso nome de código para cada um se entregar ao que lhe apetece fazer e assim respeitarmos gostos e vontades.

Hoje, enquanto conduzia, pensava em nós cá por casa como uma rosa dos ventos. Cada um a fazer mais sentido, com o sentido do outro mas cada um com direito à sua direção. A maior parte do tempo de verão somos só três pontos cardeais. O outro anda por desnortes, ao sabor do fumo. Falta sempre a sua visão, tão diferente e ao mesmo tempo tão complementar de quem somos. Mesmo que muito diferente e por isso desafiante, de alguma forma, completamo-nos. 

Por esse mesmo motivo, passamos (muito) tempo a três. Às vezes numa espécie de enjoo bom de nos ficarmos a conhecer das avessas e pela frente e todos os outros lados. Gosto tanto dessa experiência. Onde sou apenas eu como pessoa e como mãe e eles. 

Amo, absolutamente tudo neste tempo que é só meu, que é só nosso, onde mergulhamos uns nos outros. 

Tão grata. 


Sem comentários:

Enviar um comentário