Vamos cuscar 17#


Normalmente está de sorriso pronto. Se não está, é porque se passa realmente algo. Bombeiro de profissão, faz neste serviço aos outros, a sua forma de estar na vida. Apaixonado pelas motas. Não umas motas quaisquer. Valorizar o mais invulgar e redescobrir o olhar naquilo que os outros dizem de antiquado e que o David chama de genuíno.

O David meteu-se à aventura com mais 3 amigos, com igual espírito de descoberta, pela estrada Nacional 2 e percorreram o país, de uma ponta à outra, em pouco menos de uma semana. A estrada Nacional Nº 2 começa em Chaves e termina em Faro passados 738,5 km e atravessando onze dos nossos distritos.
Porquê? Bom… Vamos cuscar o David Monteiro?



Idade: 36
Naturalidade: França
Comidas preferidas: Bacalhau a Brás, Bife de Vaca
Um livro a não perder: Entrevistas no Centro do Mundo de “Henrique Cymerman”

1.       Lembras-te da tua primeira mota?
Mopped de 1966, montagem Fundador, motor casal de 4, a minha actual branquinha. Uma motorizada do meu avó, foi-me dada antes de ele falecer, tinha-a comprado em 1971 nova, restaurei-a em 2010. 



2.       Quem anda nisto das motas, tem sempre a tal… mota de sonho. Qual é a tua? Claro uma Harley Davidson, mas como é barata … LOL

3.       Como surgiu esta ideia? Já há algum tempo eu dizia, se o meu avó ia a Lisboa com aquela “motorizada”, eu também o vou fazer, mas depois de tantos falarem na Rota Histórica da Nacional 2, em conversa com uns amigos surgiu a ideia “porquê não fazer uma semana de férias de motorizada, na Nacional 2 e ver o que elas aguentam?”.



4.       Há sempre alguma preparação necessária. Como foi a vossa? Quase nenhuma, como se costuma dizer “foi por Deus”. Marcar a data, ver a rota, arranjar transporte para levar as motorizadas a Chaves e trazer de Faro. Claro, depois tivemos a sorte de um grande maluco “João Santos” mais conhecido por “Malhado” nos querer acompanhar de carro se alguma coisa corresse mal e lá estava ele, a tirar fotos e fazer vídeos que de mecânica percebe pouco … LOL.



5.       Quais foram os maiores desafios que encontraram? As dormidas, não marcamos nada e nunca sabíamos onde íamos parar nesse dia. Tínhamos algumas ideias de pontos de paragem mas não podíamos contar com isso pois não sabíamos se lá chegávamos.



6.       O que é que não estavas à espera que te acontecesse e aconteceu? Variadas coisas. As pessoas por onde passávamos e que nos deram tanta coragem para fazer esta aventura, desejando sorte e disponibilizando, se precisássemos de alguma coisa, refeições baratas, bem servidas e muito boa comida. O encontro com um aventureiro “ Miguel Sala” que andava sozinho a fazer o mesmo e nos acompanhou durante muitos quilómetros, ajudando sempre a manter a rota certa, partilhando historias das suas aventuras, uma companhia que ficou marcada, certamente um amigo para encontrar mais tarde.




7.       Para quem ficou com vontade de experimentar, pela primeira vez, esta aventura, que sugestões deixas? Que tenham tempo e vão sem pressas. Aproveitem as paisagens bonitas do nosso país, descansem bem todas as noites. Cuidado com o movimento nesta estrada que é muito e algum com muita pressa. A mesma também não esta marcada em muitos municípios como Nacional 2, há muitos locais sem placas ou marcos. Certas zonas estão cortadas ou alteradas. Não precisam de levar muita coisa para reparações que possam aparecer pois por onde passam há muitas oficinas.



8.       Se fosse hoje, o dia da partida, o que é que tinhas feito de diferente? Tinha saído mais cedo para está aventura. No 1º dia saímos tarde de Chaves, eram 19 horas, só andámos 60 km. Depois também já estava frio para andar mais. Aproveitava para visitar melhor as cidades e vilas por onde passámos, com tempo.



9.       Houve algum momento em que pensaste Isto não foi lá assim grande ideia…
Sim, naquelas rectas sem fim do Alentejo, parece que quanto mais andávamos mais longe se tornava, pois as máquinas poderosas que nos proporcionam momentos fantásticos não andam a grandes velocidades … LOL


10.   Esta é uma viagem para repetir?  Talvez, um dia para fazer companhia a algum amigo, mas agora temos novas viagens para planear. A próxima deve ser deslumbrante pela sua paisagem e curvas fantásticas. Vamos fazer a estrada mais bonita da Europa, que por ventura é no nosso país. A seguir talvez os Picos da Europa. O amigo Miguel Sala recomendou, mas com 15 dias de férias porque com uma semana não passamos de Espanha… LOL






11.   Este blog chama-se Penso Rápido – pequenos remédios para as comichões do dia-a-dia. Que Penso Rápido usas no teu dia-a-dia?
“Vive todos os dias aproveitando o máximo todos os momentos, amanhã não sabes se cá estas.”
PS. Aproveito para agradecer em 1º lugar à minha esposa, Marta Monteiro pela preocupação de saber se estávamos bem quase a toda a hora, pela bucha que organizou para levarmos e os bolos maravilhosos que mandou. Depois aos meus companheiros de viagem, Rui Farinha, Luís Rosa, João Santos pela paciência em me aturar. Às vezes não é fácil. Também não esquecendo a todos os que se preocuparam em ligar para saber se corria bem, dando força para a aventura. Ainda aos que pelo facebook sempre desejaram boa viagem e claro nos chamaram de grandes loucos. A ti, Ana Bela pelo blogue e pelo menos tu, pensaste que alguém ia gostar de saber como foi está aventura.

Obrigado!


P.S.: Para quem quiser conhecer um pouco melhor este percurso, este bonito vídeo ajuda.


5 comentários:

  1. És o primo mais maluco que podia desejar! Grande em tamanho e enorme de coração! ❤️

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler e, acima de tudo, gostei muito de conhecer o David (& sus Muchachos), durante a realização da mesma aventura pela N2. Gente gira, gente boa. Sã de espírito e de diversão garantida. Temos mesmo que nos voltar a encontrar!
    Quanto à autora deste Blog, parabéns por ir buscar esta amostra do David Monteiro para este espaço. Esta é a prova de que para se fazer uma "grande viagem", não é necessário uma grande máquina, muito equipamento, gastar muito ou fazer uma exaustiva preparação. Basta ter meio rumo, vontade de ir, algum tempo e o "tal" espírito - que o David também tem.

    ResponderEliminar
  3. impecável. "mas com 15 dias de férias porque com uma semana não passamos de Espanha" :) do melhor. grande aventura, um abraço David.

    ResponderEliminar