desapego

Agarrou-se à árvore. Uma árvore grande, bonita, que foi crescendo à medida que se lembrou, ela própria, também de crescer. Olhou para os ramos e relembrou cada uma das histórias desse crescer em conjunto. Viu um ou outro ramo partido, para logo em seguida olhar para o outro lado e ver flores e frutos maduros, prontos a serem colhidos. Agarrou-se à árvore ainda mais. Deixou-se por ali ficar. 

Começou por ser uma brisa que lhe ondulou suavemente os cabelos e fechou os olhos. Deixou-se ali estar. Aconchegou-se ao tronco, sentiu-lhe o cheiro de vida a correr lá por dentro. Uma brisa agora mais forte que lhe despenteou os cabelos e a obrigou a tirar uma das mãos, apenas uma das mãos, para pôr os cabelos encaracolados, por detrás das orelhas. Passados uns minutos, repetiu o gesto, para um vento que teimava em insistir e mudar-lhe a direção e a segurança do aconchego dessa árvore. Agora, com as duas mãos a segurar o cabelo, a puxar a saia para baixo, largou a árvore. Foi uma distracção de poucos momentos e quando olhou para traz, a árvore parecia-lhe um pouco mais distante. Talvez fosse só impressão. Havia folhas pelo ar, o céu mais carregado, parecia mesmo que uma tempestade queria aproximar-se. Ainda agora estava tudo tão bem. 


Um vento que a empurrava na direção contrária. Quando quis olhar de novo, a árvore parecia já um ser muito distante, lá longe. Um ponto que queria, a todo o custo, manter mais perto de si, mas que o vento insistia em afastar. Ainda tentou correr na direção que lhe parecia a correcta, a certa a tomar. Um caminho meio esbatido mas ainda assim um caminho que a levaria de novo à árvore. Andou nisto, pareceu-lhe muito, muito tempo.


Até que houve um tempo em que chegou junto à árvore. Parecia-lhe que seria a sua árvore pelos nós dos ramos com que foi crescendo. Mas a árvore já não parecia, de certa forma, a mesma. Deu consigo a chorar. Deu consigo a ter saudades, muitas saudades desse tempo que já não era o agora, mas que foi de um tempo que não iria voltar. Ela estava diferente. Estavam as duas e quanto a isso não haveria muito mais a fazer. 


Praticar o desapego. Praticar a gratidão pela felicidade do que já foi e não vai voltar a ser. Perceber que tudo tem um tempo de crescimento e evolução. Que umas vezes fica, outras vezes não. Que não tem mal. Que há novos caminhos para fazer. Novas pessoas, novos cheiros, novas cores, tantas histórias para encontrar.


E que quando chegar a altura de nova ventania, perceber que está tudo bem. Que com o tempo (e o vento...) se aprende o que há para aprender naquele momento, que quem se cruza nos caminhos deixa e leva algo, para que novos caminhos (e pessoas) se possam descobrir. 


Olhou para os bolsos do seu casaco. Um peso quase distraído a chamar-lhe a atenção. Meteu-lhe a mão. Uma maçã, (ou seria a história das duas?) meio escondida, meia perdida a fitar-lhe o olhar. Um fruto, não proibido, de certezas do que existiu foi real, foi vivido e teve o seu tempo para viver e existir. 

Desapego. 
Não tem mal. 
S-o-s-s-e-g-a. 





Sem comentários:

Enviar um comentário