Felicidade e Orgasmo

Tenho uma amiga, que nos primeiros tempos em que apenas começávamos a trocar histórias nossas, em jeito de confidência uma com a outra, usava expressões como:

"Isto deixou-me muito feliz!" ou "Estou muito feliz porque...". 

Para mim ela é uma pessoa extraordinária, por isso, o que me diz e partilha é importante. É minha amiga. Ponto. Os relatos dela eram de coisas simples, conquistas boas do seu dia, do seu caminho, trilhado com os dissabores normais de quem se levanta todos os dias a achar que é merecedor de ganhar a lotaria por inteiro, ou metade, ou seja o que for. Ganhar. 

Talvez muitos de nós fomos criados e influenciados por esta ideia de felicidade orgásmica. Que quando se tem o emprego certo, o ordenado certo, a casa bonita, o príncipe montado no cavalo-de-raça-branca-e-crina-ondulante-ao-vento, que apenas quando se consegue correr a maratona completa, ao pé-coxinho, então aí, se ganhava o direito de se dizer à boca cheia que se é ou está feliz. 

Esquecendo desse modo, os preliminares, o gosto da antecipação, a expetativa e a fantasia real, do que pode acontecer, culmine ou não, em orgasmo. 

Quando dei por mim, e daí ser tão importante de nos rodearmos de pessoas que nos façam bem, com frases idênticas e a usar mais frequentemente a palavra Felicidade e Feliz, sem esperar que tivesse acontecido algo de extraordinário, essa mesma felicidade multiplicou-se e foi entrando nas crenças e formas de pensar. 

Vários estudos mostram e comprovam o poder que as palavras têm. Basta fazer a experiência com alguém que se conheça. É muito simples: observem a expressão facial se disserem duas palavras tão distintas como:


borbulha ou sexo
Tens uma borbulha.  ou Queres fazer sexo?

arrumar ou  viajar
Este fim-de-semana vais arrumar o escritório. ou Este fim-de-semana vamos viajar.

ir para as aulas/trabalho ou jogar futebol
Próximo sábado tens aulas/trabalho suplementar. ou Vamos jogar mais futebol?

A lista não tem fim e depende apenas de variar entre os nossos pontos de prazer e satisfação e os que não são tanto assim. Variam em função de cada pessoa é certo, das suas experiências, vivências, da sua história pessoal. 

O que se sabe também é que rodearmo-nos do que nos faz bem, muda as nossas ligações neuronais e a percepção que fazemos da realidade. 

Não é por se dizer trinta, cinquenta vezes ao dia, a plenos pulmões que estou feliz, que nos vai arrancar da cama mas predispõe a fazê-lo. Por outro lado, assumir as pequenas felicidades de cada dia, muda também os nossos centros percetivos do que nos acontece. Assumir que somos felizes por abrirmos um frigorífico e lá encontrarmos o essencial para nos nutrir, que temos pelo menos uma, duas pessoas a quem pedir um abraço, que conseguimos sair da nossa zona de conforto, com todas as imperfeições, mas que a tentativa valeu pelo esforço e empenho colocado nessa experiência.

Vende-se a Felicidade como se de um orgasmo se tratasse. E quando assim é, também é bom. Mas ficar à espera, do fogo de artifício, e perder a festa a passar e a banda a tocar é puro desperdício de tempo. E um desperdício de felicidade, de todos os tamanhos e feitios.  E de entusiasmo pela vida. A de todos os dias. 






Sem comentários:

Enviar um comentário