Vamos cuscar? 5#


Habituei-me a ver o David desde sempre, acho. Sorriso pronto. Resposta rápida e pensada. Gosto dele. É um jovem. Tem uma Paralesia Cerebral que lhe limita os movimentos mas não os pensamentos. É um jovem. É uma pessoa. Ponto final. Ainda há muito preconceito. Quero acreditar que muito por ignorância, mais do que por malvadez. Tem uma família valente ao lado dele. Que cuida, que está lá. Que lhe quer o melhor. E ele, por sua vez, dá o melhor. Afinal, o que é pedido a qualquer um de nós, certo?

Gosto das respostas prontas dele. De alguma irreverência. De que ele goste de andar todo arranjado com gravata. Do sorriso do olhar dele. De ele saber tanto de História. Da luta física dele diária. Da persistência. O David é um valente. E tem muitas coisas para contar e muitas mais para fazer.

Vamos Cuscar?


Idade: 16 anos.

Naturalidade: Sertã.

Comidas preferidas: Batatas fritas com ovo estrelado e salsichas.

Um livro a não perder: muitos entre os quais Uma Aventura de Isabel Alçada e de Ana Maria Magalhães   e a coleção Portal do Tempo de Vera Sacramento Sara Rodi.

  
1. Se pudesses convidar alguém famoso (vivo ou morto) para jantar, quem escolherias e porqué?
A atriz Sara Matos porque gosto do seu trabalho na televisão. Acompanho-a desde que entrou nos Morangos com açúcar, série 7 da TVI.


2. Para quem não te conhece, podes explicar que doença é esta que te acompanha desde sempre?
A minha doença chama-se paralisia cerebral, um problema que pode ser trado com trabalho, claro. Mas… Como disse a Drª Ana Bela: “Tem uma Paralisia Cerebral que lhe limita os movimentos mas não os pensamentos.” Um exemplo, eu escrevo livros desde dos 10 anos, ou seja, posso ter algumas limitações com a mão direita, mas tenho a esquerda para escrever. 

3. O que te irrita e chateia mais quando andas na tua cadeira de rodas?
Quando está a ficar sem bateria e começa a andar devagar, eu gosto de andar depressa. E quando vou dar um passeio e encontro obstáculos no caminho como postes da luz, árvores, vasos de flores no meio do passeio, e passeios que têm rampa para subir e não têm para descer, depois tenho de voltar para trás e fazer o mesmo caminho pela estrada. Ideias de pessoas que não fazem ideia do que é andar de cadeira de rodas, deviam tentar fazer uma viagem pela Sertã, na minha cadeira…

4. Sendo um GRANDE conhecedor e apaixonado pela História, se pudesses entrar numa máquina do tempo, para que época gostarias de viajar e porquê?
Para a época dos Gregos em Atenas, para ver os monumentos e o modo administrativo que eles tinham, porque todos os cidadãos sendo ricos ou pobres poderiam governar a cidade, desde que tivessem conhecimento das leis da cidade.

5. Qual o personagem histórico de que mais gostas? O que te fascina nele?
D. Afonso Henriques, a sua coragem. Porque se não fosse ele, Portugal ainda era pertencente a Espanha e não eramos independentes.  

6. Neste momento estás a estagiar na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes. Qual a melhor parte desta nova aventura?
Foi conhecer as funcionárias e aprender tudo o que elas têm para me ensinar, são bué fixes. Adoro trabalhar no meio dos livros.

7. Normalmente quando chegamos à Biblioteca e tu lá estás para nos receber, tens sempre um sorriso pronto. O que mais te faz sorrir no teu dia-a-dia?
Não sei… se calhar é da conversa das funcionárias que me faz sorrir. As tolices engraçadas que os meus colegas dizem.

8. Tens uma vida inteira à tua frente. Que sonhos tens David?
Ser escritor.

9. Vê-se por aí muito disparate a ser feito, por alguns jovens... O que lhes tens a sugerir?
Dizia para pararem com aquilo, que não é correto, que não é a melhor opção, porque iam dar-se mal… principalmente com a saúde e com a polícia.

10. Este blog chama-se Penso Rápido – pequenos remédios para as comichões do dia-a-dia. Que Penso Rápido usas no teu dia-a-dia?
Conversar com pessoas mais velhas. Escrever os meus livros e ler muito.

David no Coler Run :)


David na Biblioteca















3 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns, David!
    É um prazer trabalhar contigo.

    ResponderEliminar
  2. Grande David....temos escritor...abraço...

    ResponderEliminar
  3. Porque na vida todos temos limitações, obstaculos alegrias e tristezas. Mas não paramos de viver e de sonhar. A ti David te desejo um futuro risonho e que continues a superar os obstáculos que te foram impostos. A tua força de vontade e ambição te levará longe. Contigo a tua família aprendeu a ir mais além, contigo todos nós aprendemos uma lição: a vida deve ser vivida no limite dos nossos sonhos e ambições.

    Felicidades.

    ResponderEliminar