As pessoas-tipo-sarna-peçonha-e-afins

A psicologia e psiquiatria têm uma série de tipologias e designações, classificando em função de sintomas e sinais, as pessoas em determinadas categorias facilitando assim terapias e intervenções. O mesmo sucede com a medicina, provavelmente com a homeopatia e por aí adiante.
Contudo há todo um novo universo a explorar: as pessoas-tipo-sarna-peçonha-e-afins. Não se vê retratado em nenhum manual enciclopédico da existência humana, nem em motores de busca tipo Google. Não se vê…até agora!!!
As pessoas-tipo-sarna-peçonha-e-afins, com o nome técnico de P.T.S.P.A., são pessoas que incomodam, só de se respirar o ar em comum. Um simples pestanejar é sinal de um tsunami a caminho. Há quem lhes chame cunhadas, sogras, vizinhos, colegas de trabalho ou emplastros. Claro, há exceções. Como sempre. Mas as regras são assim tipo, melga a pousar lentamente no braço…já se sabe como vai terminar! Alguém a esbracejar furiosamente até dar cabo do bicho que mais uma vez se escapa. E fica aquela sensação de não se ter feito nada para benefício próprio a não ser figurinha triste.
Ocorreu-me que é possível  viver num tempo e espaço que apenas a nós pertence. Não significa que tal indique isolamento numa ilha algures. Apenas o respeito próprio de permitir a entrada dos pensamentos e das pessoas que fazem sentido. Tudo o resto fica a porta. Pensando que cada 24 horas, se passa algum tempo a maldizer a vida das P.T.S.P.A. é tempo tão desperdiçado que até dói! É dar valor a alguém que em nada contribui para o bem-estar. Esquecer as prioridades do que realmente nos faz progredir como seres humanos.
Um tempo e um espaço em que o próprio decide quem incomoda ou não. Sempre que a tal irritação comece, compreender que a P.T.S.P.A fica à margem, na fronteira e não tem permissão de entrar na forma de estar e sentir do próprio. Controlar o pensamento, para controlar a forma de sentir.
Isto tudo até que não se invente um mata-moscas gigante… ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário