#4Olhá-ó-Livro-Fresquinho

 Eu bem que queria...Mas ele/ela não gosta de ler!

Esta é uma frase que se repete, quer para os miúdos, quer para os adultos. Acredito, até ao tutano, que todas as crianças gostam de ler e os adultos também. Só que isto funciona um pouco como as saladas frias: os ingredientes vão variando, consoante os gostos do freguês. 

A sugestão de hoje passa precisamente por aí. Quando uma mãe ou pai me dizem que a minha criança não gosta de ler, depois de perceber um pouco os gostos, se realmente não há NADINHA nesta vida que os interesse, muitas das vezes, dito por eles que estão já com as ideias que ler é chato, começo por sugerir isto: anedotas. 

Tenho um devorador de livros (desde que sejam muito temáticos e por isso já passamos a fase da astronomia, suspense, Harry Potter, corpo humano, dinossauros e esta última é sobre todos-os-santos-livros de história sobre guerras nacionais, internacionais e afins) e outro que nem por isso. Gosta mas não devora. Então no início destas férias foi deixar, um e outro escolher um livro ou tema que gostassem. Um escolheu as grandes batalhas da humanidade ou lá o que foi e o outro foi este: 




Porque é bom para...

... Pais? Porque tal como a BD, para pais mais cansados e com níveis de sono em falta, não implica muita concentração e facilmente se introduz numa conversa a dizer que Ontem li 20 páginas! É ótimo para partilhar e fazer concursos de quem sabe mais anedotas, para treinar a memória, para puro prazer que todos os pais também têm direito. É também uma ótima ferramenta de comunicação para brincar com os miúdos e jovens. 


...Crianças? Um bom livro de anedotas implica saber interpretar português, segundos sentidos das palavras. E quando não as sabem, perguntam aos pais, aos irmãos mais novos. Dá-lhes a sensação de estarem a avançar, de conseguirem progredir na leitura, porque afinal leram 10 anedotas! Por norma, divertem-se muito a lê-las e acabam por partilhá-las com os amigos e restantes familiares. É também excelente para as viagens de carro que se fazem muito por esta altura. 


...Adultos-não-Pais?  Porque é simples e económico manter-nos bem dispostos. É um excelente desbloqueador de conversas e rir, um remédio caseiro natural, deve ser prescrito diariamente e em doses generosas. Quando foi a última vez que ouviu ou contou uma anedota?




Sem comentários:

Enviar um comentário