Vamos Cuscar 27#


5h30 da manhã. Sem vontade de levantar para mais uma corrida mas a data da primeira maratona estava ali a poucos meses. A companhia matinal de sempre: a rádio. Sei lá procurar playlist´s e cenas assim que tais que existem agora. Rádio e está feito.
A Comercial. A "minha" Comercial. 
A Ana do Carmo no seu horário das 5h às 7h. 

Num desses muitos dias, com frio lá fora, envio-lhe uma mensagem, via redes sociais, só a desejar um Bom Dia, a dizer que conto com a companhia dela, mesmo que à distância. Sem qualquer expetativa de sequer obter resposta, o não, como se diz por aí, está certo. Só queria uma alma vivinha desta vida, para saber que mais alguém está acordado-numa-tentativa-de-lucidez-aquela-hora. A Ana respondeu. Respondeu dessas e em muitas outras vezes, sempre com grande simpatia. As redes sociais, também podem trazer e  podem mostrar o lado bom de cada um de nós. É uma escolha. 

A maratona fez-se e a Ana, sem saber bem como, fez parte dos treinos da madrugada. 

Poucas semanas antes de ficarmos nesta espécie de realidade alternativa em que vivemos, conhecemo-nos pessoalmente e espontaneamente foi dado um abraço. Afinal, quantos km já não corremos juntas! 
Vamos Cuscar a Ana do Carmo?


Idade: 42
Naturalidade: Montijo
Comidas preferidas: Vai tudo! Menos carne à jardineira.
Um livro a não perder: O Perfume
Um sítio de sonho visitado e outro de sonho a visitar: Tailânida, adorei! Gostava de ir às Filipinas, Costa Rica e mais perto, Marraquexe. 





1. Como começou a paixão pela rádio? 
A paixão pela rádio começou na faculdade. Escolhi a cadeira de comunicação radiofónica porque desde criança que tinha “pancada” por microfones. Depois dei comigo a pensar “tu queres ver que isto até é giro?!” Caí de amores nessa altura, já ouvia o Homem Que Mordeu o Cão e as Manhãs da Comercial.



2.       O que mais te encanta, ainda hoje, na rádio? 
Hoje há ainda mais coisas que me encantam na rádio. Encanta-me, acima de tudo, fazer parte da vida das pessoas. Estou com elas em dias felizes, em dias menos coloridos, estou com elas carregadas de sono ou super bem dispostas, enquanto trabalham, estudam ou até preparam a lancheira dos filhos. Encanta-me imaginar que estou ao lado delas na secretária, na cozinha, no lugar do pendura. 




3.       Qual a vantagem de ter um programa que começa às 5h da manhã? Nenhuma. (risos) Mentira! Para mim, novamente, a vantagem são as pessoas. Àquela hora as pessoas sentem que são a única alma acordada no mundo inteiro, o resto está a dormir. A minha “missão” é mostrar-lhes que não estão sozinhos, que há muita gente a viver logo tão cedo. Esta “união pela dor” é uma coisa que não se explica. Sente-se. Convido toda a gente a acordar mais cedo, a ligar o rádio e a perceber. Depois não vão querer outra coisa! (risos)




4.       Ao longo destes anos de trabalho, o que é que ainda te surpreende quando chegas ao estúdio e clicas no botão: No Ar? 
Naqueles dias em que não tenho vontade nenhuma de acordar, em que o corpo até sai da cama mas a cabeça fica lá, surpreende-me que quando ligo o microfone renasce uma Ana bem disposta, com ganas de começar o dia. Nunca percebo de onde é que esta rapariga vem. Nos outros dias, em que até estou de bem com a vida apesar da hora, sinto um friozinho na barriga quando ligo o microfone.



5.       Na emissão das 5h, que público tens a acompanhar-te?
Através das mensagens que recebo, percebo que há muitos motoristas a ouvir, seja de longo curso ou de cidade, pessoas que fazem distribuição de pão e bolos (mandam mensagem e eu cheia de fome!!!), pessoas que estão a preparar-se para treinar, que estão a preparar as lancheiras… e como a Comercial se ouve em tudo o mundo há quem me ouça na Tailândia, na praia (e depois mandam foto para fazer inveja da boa!), pessoas que estão a andar de bicicleta na Austrália, professores a caminho do trabalho na Finlândia e até no Uzebequistão! Esta diversidade fascina-me.



6.       Não bebes café. Como fazes para estar com tanta energia boa tão cedo?
Não sei. Juro!!!! Não bebo café, nem chá verde, nem bebidas energéticas… não sei mesmo. Talvez seja por estar no estúdio. Acho que esse é o meu shot de adrenalina diário. Só pode.

7.       Que histórias guardas, com carinho, deste teu trabalho? 
Novamente, acho que guardo as pessoas. Aquelas que eu nunca sonhei que fosse conhecer e, de repente… BAM!!! Lá estão elas à minha frente, a falar comigo. Enumerá-las até é injusto, porque seguramente vão ficar imensas de fora. Sem qualquer ordem cronológica ou de preferência, guardo a conversa com o ator brasileiro Reynaldo Gianecchini, com a malta da Porta dos Fundos, aqueles 2 ou três minutos com a Sara Sampaio, o escritor Nicholas Sparks, a entrevista à actiz Jennifer Lawrence, ao actor Chris Pratt, a conversa com o Sam Smith quando ele tinha acabado de chegar às músicas, a tarde de Pedro Abrunhosa, trocar palavras simpáticas com o Pablo Alboran, a conversa com os Imagine Dragons a cantar a seguir ali à minha frente…





8.       Na tua opinião, e com tantas outras formas de comunicação que existem atualmente, porque continua a fazer sentido a rádio? 
A questão é precisamente essa. A rádio continua a fazer todo o sentido porque, apesar de tantos novos canais de comunicação, a rádio não só não se “amedrontou”, como se adaptou a eles e faz uso diário dos mesmos. Pegou noutros meios de comunicação e alargou o seu espaço de ação, tornando-se presente na vida de mais pessoas. Além das pessoas que têm o hábito de ligar o rádio, chega agora também às que ligam o computador, às que olham para os dispositivos que estão pousados na palma da mão, por exemplo.




9.       Que sonhos tens ainda, por realizar, nesta tua profissão?
O meu primeiro sonho profissional está realizado: trabalhar na rádio Comercial. O que vier a seguir é generosidade da vida (e esforço próprio também). Mas… se pudesse acordar um bocadinho mais tarde e falar com os “meus” ouvintes à mesma seria fantástico!



10. Tendo em conta a tudo o que estamos a viver, como notas que a rádio traz mais cor aos dias, para quem vos ouve?
Nestes dias, a rádio continua a desempenhar o seu papel principal que é fazer companhia a quem tem o rádio ligado. Chegaram-nos vários relatos de pessoas que agora estão a trabalhar de casa e continuam a ouvir a sua rádio, pessoas que estão afastadas da família e atrás da rádio passam a mensagem fazendo com que outras pessoas em igual circunstância - e somos tantos! - não se sintam sozinhos na saudade... No entanto, houve uma mensagem que me tocou em particular. Foi a de um doente infetado com Covid 19 que estava internado num hospital de Lisboa em isolamento. E, portanto, além do pessoal médico, as pessoas da rádio eram as únicas que estavam com ele. Este ouvinte agradeceu a companhia, a tal cor nos dias dele. E eu agradeci-lhe a preferência. Porque estar naquela situação de fragilidade, de medo, talvez até de incerteza, de isolamento, e escolher uma certa rádio e as respetivas pessoas para estar com ele é de uma enorme generosidade. Portanto, de repente, são estas pessoas que trazem cor (e grande sentido de responsabilidade) aos nossos dias e ao trabalho que desempenhamos.



11.   Este blog chama-se Penso Rápido – pequenos remédios para as comichões do dia-a-dia. Que Penso Rápido usas no teu dia-a-dia? 
Acredito verdadeiramente que se tivéssemos a capacidade de “calçar os sapatos dos outros” haveria menos comichões. Só não erra quem não faz.



Sem comentários:

Enviar um comentário