O caminho

O percurso, supostamente, é o mesmo. Assim como o destino. Também a distância, varia, consoante a escolha do momento, em ir mais por ali ou além. Mas cada um de nós do grupo, vem com um ano de histórias, aprendizagens e vivências. Este ano éramos 8+1+1. 8 a caminhar+1 no carro a acompanhar+1 que foi no nosso coração e que teve que ficar em casa por questões de saúde. Por isso fomos 8+1+1. A maior parte de nós, vê-se de fugida nos restantes 365 dias do ano ou então nem se vê. Somos m-u-i-t-o diferentes, em idades, em formas de estar, nos trabalhos, em formas de viver e estar nos dias. Tão diferentes que nos fazemos bem. Temos em comum, esta coisa lamechas, do amor ao próximo, em não deixar ninguém para trás. Sem grandes pieguices mas na dose certa da loucura-saudável e respeito pela diversidade. Quem se junta pela primeira vez, arranja forma para estar nesta caminhada, uma vez por ano. Com mais ou menos crença, move-nos a fé, de uns pelos outros, num exercício que se depois estende, às outras pessoas com quem nos rodeamos o resto do ano. É o cuidar dos pés do outro, sem qualquer pudor. Ou abraçar e empurrar mais um pouco. O distrair quando o cansaço aperta, fazer rir, arrancar um sorriso. Emprestar a bengala, o chapéu, as meias. Partilhar as bolachas ou a água. Agradecer, uma e outra vez, quem vai conosco ali ao lado. Um pé, à frente do outro.

Não há O caminho. Nós somos caminho. 

O destino é aquele abraço emotivo em que agradecemos, agradecemos a cada um que está ali e repetimos uma e outra vez, em sussurro e ao ouvido: sem ti, não teria conseguido. Talvez sim, talvez cada um de nós, sozinho, também teria feito caminho, mas não Seria caminho. Foi uma chegada bonita, de partilha. Primeiro todos juntos, depois cada um com as suas crenças, a sua fé, a sua forma de sentir, para além do visível. 

A basílica, a igreja, o santuário são feitos de pedra e cimento. Nós todos somos feitos, (sim, ainda teimo em acreditar nisso...), por esperanças, pela amizade, pela entreajuda, pelo amor, pelo riso, pela superação da dor, pelo risco e aventura, pelo acreditar que sim, em nós e nos outros. E é nesse tipo de fé em que vou acreditando. 

Não há O caminho. Nós somos caminho. Até para o ano, de todos os dias. ♥️


























Sem comentários:

Enviar um comentário