O que se vai Respirar?

À medida que vão crescendo, a ideia é irem sendo, cada vez mais livres. 
Primeiro agarrados a um colo e a um abraço que mesmo já não cabendo, por ali vão-se demorando no vagar das suas aventuras. Às vezes quase que parece que estão demasiado grandes para os braços que os querem acolher, mas há tanta forma de se pedir aconchego que o colo gostoso sempre será morada segura. Há tantas formas de dar colo, como há formas de os soltar e deixar ir à descoberta. Deixá-los serem livres na celebração da diferença. 

Por isso, o que se respira, no Pais que Respiram?

A diferença de cada mãe, cada pai, de cada filho, na sua individualidade e singularidade. A ideia de fazermos todos o pino, aos 6 anos, 2 meses e 3 dias, não faz mais sentido. Até porque nunca fui capaz de o fazer. E parece-me que haverá por aí mais duas ou três pessoas que também nunca o tenham feito. 

Serão três horas de (re)descoberta de quem se é na aventura de se ser mãe ou pai. Refletir um pouco sobre o que já se tem e ir trilhando caminho para onde se quer ir. Os filhos serão a desculpa perfeita do que se queira mudar... em si próprio. A mudança, para ser de verdade, começa sempre no próprio, não é? Serão debatidos alguns conhecimentos e estratégias com a elasticidade própria da plasticina: cada um molda ao formato de quem é e sobretudo, de quem quer ser como mãe e pai. Tendo sempre em vista onde se quer chegar, como família. 

Somos mais fortes quando temos mais conhecimento e informação porque temos escolha de ação. As nossas escolhas. Não as dos nossos pais, a da vizinha ou daquele amigo de que tanto gostamos. As nossas. 

No fim, nunca se fica indiferente. Não é possível. Pronto, a não ser que se seja uma anémona mas esta ação não está pensada para ser feita no mar. Apenas para o oceano de cada um. 

Assim, será à volta de uma mesa, primeiro de reflexões, saberes e emoções, e depois de bons sabores, que o palco ficará montado para o enredo deste Pais que Respiram - iniciação. Obrigatório levar fome de pensar, de saberes, de agir e da outra fome também. 

Programa das Festas
  • Espelho meu, espelho meu...quem sou eu?
  • SuperMãe, quem? 
  • A minha família dava um filme de...
  • Filhos às cores
  • Pontos de Colisão são Pontos de União
  • Postal para o Futuro


Próximo Pais que Respiram - 26 de outubro - Castelo Branco.
Informações/Inscrições: abelpb@gmail.com








Sem comentários:

Enviar um comentário