5 minutos

Entre o levantar e o sair de casa há uma montanha-russa de distância. Há roupas para estender/apanha/pôr-a-lavar/passar/escolher. Uma destas opções, por norma, estão para serem resolvidas. Em dias de muita-muita-sorte, está tudo resolvido no fim do dia anterior mas com o cansaço de um ano de trabalho em cima, a energia, no final do dia ronda os valores do inverno na Sibéria: muito abaixo de zero. 

Nesta altura há, por norma também lanches para tratar e enviar nas mochilas, mais do que durante o resto do ano, porque ainda vão estando por atividades, fora de casa. 

Dou graças por o relógio-demónio dar algumas folgas e haver maior abertura e não sentir o peso de ter que repetir a mesma coisa, com entoação de pressa mal-disfarçada. 

Depois há que adiantar almoço/jantar, muitas vezes já tratados durante o fim-de-semana mas, vá-se-lá saber porquê, as criaturas lá de casa, não vivem só com a exposição solar que, mesmo sendo em modos de primavera, não lhes chega. 

Dar jeito na divisão principal da casa, que é como quem diz a cozinha só para que, seja tudo, um pouco mais fácil, quando voltarmos ao quartel-geral. 

Não temos trânsito a sair de casa e dou graças a isso. Em pouco de 5 minutos, estamos todos entregues. Pronto, 10 nos dias em que, há pelas redondezas alguma feira ou mercado. 

Por isso, os primeiros 5 minutos em que aterro no meu local de trabalho, em que estou entregue a mim, a um silêncio delicioso, a um café tão, mas tão bom, por mãos que sabem e que colocam, para lá da qualidade do grão, a qualidade de serem pessoas com um sorriso-bonito e que, ao meu Bom Dia! respondem quase sempre com um brilho no olhar e muitas vezes com um Bom Dia, com a graça do dia!, esses 5 minutos em que faço um reset a tudo o que já foi preciso decidir entre o espaço que é o levantar e o sair de casa, são de uma felicidade grande. É nesses 5 minutos que há tempo de respirar e organizar para o dia que, mesmo já tendo começado há muitas horas atrás, começa agora de novo. Às vezes basta isso: 5 minutos para recomeçar.  




Sem comentários:

Enviar um comentário