Dos livros e do (des)Cuidar

Foi neste sábado à noite. Ouço o telemóvel a apitar. Um mail. Àquela hora? Da Luísa. Não costuma escrever porque ela é mais de ligar. Um mail talvez preocupada que me apanhasse já a dormitar. 

A Luísa e eu vamos partilhando histórias, umas com mais finais felizes que outras, mas é sobretudo uma relação de partilhas. As de fora e as de dentro. São as de dentro que sempre nos levam muito longe às duas. Juntas ou em aventuras individuais mas sempre com o olhar atento da outra. 

"Tenho um livro, aquele livro, sabes? Que já li e reli muitas vezes. Em alturas do ano em que o coração aperta e a mente precisa de arejar outros ares, volto a ele. Volto sempre a ele. Umas vezes abro ao calhas. Outras sei exactamente o que preciso de reler. Como que em busca de um pouco de mim que se perdeu nestes dias de desassossego. Eu sei que gostas mais do filme com a Júlia Roberts mas eu cá gosto mesmo é do livro. De passar as folhas, de voltar a sublinhar o que já está sublinhado, em jeito de ir um pouco mais além do que por ali vai. 

Desta vez, de tão perdida que me encontro por dentro, pensei fazer o mesmo. Ir assim um ano por esse mundo a viajar, por dentro e por fora. 4 meses para comer, 4 meses para orar e 4 meses para amar. Depois percebi que não era preciso ir a parte nenhuma, que podia fazer tudo, mesmo aqui e começar essa viagem agora. Que precisava de um
tempo para cuidar do corpo,
tempo para cuidar da alma,
tempo para cuidar do coração. 
Porque me apercebi que andei distraída com tanta coisa que fiquei para trás e agora preciso de um mapa para me encontrar. Quero muito voltar a encontrar-me no ponto onde já estive, sabes? Se já lá estive é possível lá voltar, não te parece? Por isso, não sei bem como mas vou começar nesta viagem para mim mesma. 

Logo te conto."

E foi isto. Gosto muito da Luísa e só espero que ela encontre o seu caminho de volta. 



Imagem daqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário