O escândalo das maçãs de Eva



Era apenas mais uma sexta. Uma ida ao mercado municipal daquela cidade tão pretenciosa e cheia de idiotices.

Uma bancada cheia de frutas e legumes. A bancada 1. Ao lado uma outra bancada cheia de frutas e legumes. Demasiado cheia para aquela hora do dia. A bancada 2.

Uma senhora, muito despachada, passa pela bancada 1. Habitualmente é ali que se abastece e ao seu filho e netos, com as vitaminas para os mais pequenos. Habitualmente. Ao lado dela, mais umas quantas pessoas se acotovelam para tirar mais e melhor da fruta. Na bancada 2, nada.

Já em direção às escadas, com dois sacos em cada mão, recua. Volta para trás e mesmo tendo muito, muito que fazer, pede, na bancada 2, um quilo de maçãs e um cacho de bananas.Já no carro, o filho interroga-a enquanto põe o carro a trabalhar. "Mas já não tínhamos fruta suficiente?!" pergunta com ar de espanto.
"Sim mas viste a expressão daqueles vendedores enquanto a outra bancada se enchia?"

"Na verdade isto dá para todos. Se todos contribuirmos para todos, isto há de dar para todos. E depois os senhores estavam com um ar tão triste... Olha, não nos custa a nós, tanto quanto isso, e a eles nota-se a diferença. E ainda falam naquela história de Eva ter dado uma maçã a Adão. Pecado, pecado é quando não há partilha, comunhão. Por isso, treine-se a virtude de observar e contemplar. Mesmo que seja num mercado barulhento. Umas vezes com mais ou menos apoio.Mas o barco anda para a frente."

História adaptada de um episódio real. É por estas e por (tantas, tantas...) outras, que amo tanto a minha mãe.


Sem comentários:

Enviar um comentário