Falta uma semana

Faltam menos de 7 dias. Há uma espécie de expectativa muito do género de: "Tenho um exame para fazer!" mas com a grande vantagem de a única pessoa que vai corrigir este exame sou eu, o que me faz tirar-lhe muita da carga emocional que possa existir.

Sofria muito com cada teste e exame, ao longo do meu percurso escolar e académico. Lembro-me de pensar coisas parvas como: "Se agora me passasse uma grua por cima, já não precisava de fazer a prova!" E isto era mais ou menos partilhado por uma ou outra amiga que contavam, coisas igualmente, (como é que é o termo técnico??)...parvas, como:"Hoje de manhã imaginei que o meu guarda vestidos me caí em cima, impossibilitando-me de vir ao exame!". A nossa parte irracional, no seu melhor. 

No contexto do meu trabalho, tenho muitas conversas com jovens sobre esta coisa das ansiedades e de nos pormos à prova. Como se toda a nossa existência e identidade pessoal, dependesse desse resultado. E não depende. Depende o esforço e o empenho durante o caminho. A concentração no momento. Mas depende tanto da atitude e da forma como se encaram as coisas a que nos sujeitamos. Juntando a isto aquela teoria-prática de que tudo em que nos focamos, amplia, uso uma estratégia, altamente científica que é escolher uma palavra para resumir um dado acontecimento. Normalmente a escolha recai sobre...

DIVERTIR

E é isto. O plano para o próximo domingo, dia 19, é esse. Quero sobretudo Divertir-me. Divertir-me ao olhar para os tantos outros que vão passar por mim em passo muito, muito, muito mais acelerado. Divertir-me com os meus próprios pensamentos que vão passar do:"Isto afinal até se leva tão bem!" para o "Mas ONDE É que EU TINHA A $%&$# da cabeça para me meter nisto?". Divertir-me a olhar para a cidade que me diz tanto e onde construí um pouco de quem sou, que tem tantas histórias minhas e dos meus. Divertir-me a olhar para a meta e repetir que não é preciso chorar de alegria, que vou estar muito feliz e afinal, chorar na mesma porque não tem mal nenhum. Diversão durante o caminho. 

Levei muito tempo a chegar aqui. Ainda ando a aprender a apreciar o caminho, a compreender que mais importante que as metas, são as pessoas que nos acompanham em cada passada, as nossas conquistas, a apreciar o momento. A meia-maratona...vai ser apenas mais um desafio. D-I-V-E-R-T-I-D-O.


Sem comentários:

Enviar um comentário