Vamos Cuscar? 6#

Acho que perdi o conto das vezes em que apanhei um susto. Há muitos que eu sei que ele não me conta. Às vezes conta, muito tempo depois, quando estamos já em tempo de lareira acesa. 

Das vezes em que me liga a dizer que está tudo bem e a chamada termina com um urgente: "Tenho de desligar. Tenho de ir." E vai. E eu fico ali, sem saber bem como. 

Às vezes perguntam-me como é que consigo, sabendo o que ele faz. Que levanta voo, tantas vezes e que nunca se sabe muito bem como termina o dia, às vezes as semanas. Sei que trabalha em equipa. Tenho o número de alguns deles gravados. Quando não me atende, começo a ligar para quem me atende. E aprendi a esperar e a confiar, que é mesmo assim. Eu faço a minha parte deste lado e cuido dos nossos meninos-tesouro, nessas alturas ainda mais, que se foram habituando também a terem um pai, em dias de folga... sejam lá eles, quando forem. Ele faz a parte dele. 6 meses por ano é assim. Nos outros 6 é um pouquinho mais calmo. 


Vamos Cuscar?



Idade: 39

Naturalidade: Coimbra

Comidas preferidas: Bitoque e o Bucho da região.

Um livro a não perder: Bíblia do Sporting

   

1. Ser bombeiro é das profissões mais indicadas pelas crianças. Também o foi no teu caso?
Entre o Astronauta e o jogador de Futebol, o ser Bombeiro era o que ficava mais perto de casa. Como comecei nos Bombeiros com 14 anos posso dizer que sim, também foi o meu caso… Hahaha!

 
2. Há sempre muitos comentários e "treinadores de bancada" das pessoas, que apenas estão a observar-vos a trabalhar. O que é que te põe em fogo, quando andam a combater incêndios?
Depois de estares 2 ou 3 dias a combater um incêndio e passar alguém por ti a dizer que não anda por aqui ninguem a trabalhar, por vezes faz saltar um bocadinho a tampa, mas é só esse bocadinho porque logo depois, por vezes, essa mesma pessoa está a agradecer o trabalho feito.
 

3. Recebem uma transmissão a indicar o próximo local de combate. No momento em que se entra para o helicóptero, o que se pensa?
Todos os incêndios começam pequenos por isso este tambem vai estar. 
 
4. Para quem quer realmente ajudar, o que faz a diferença? Que comportamentos ainda é preciso trabalhar nas populações?
Principalmente a prevenção para quem mora junto a uma área florestal:
Uma simples limpeza do mato, 50 metros à volta das habitações, ajudava muito no combate e na proteção das mesmas.
Fica a dica .

 
5. Há alturas em que se pensa: "Desta não me safo..."? 
Felizmente têm sido poucas e temos estado sempre errados hehehe!!!

 
6. Terminado mais um dia intenso de trabalho, missão cumprida, o que sabe bem nesse fim de dia?
Estar com a Familia no fim do dia dá sempre mais uma força para o dia seguinte .

 
7. Nas muitas situações limite que já viveste, o que ajuda a manter o foco e o raciocínio objetivo, apesar do extremo cansaço e de parecer que à volta já não há saída?

O muito treino e formação a que estamos sujeitos e penso que a experiência dos muitos anos de combate a incêndios florestais também acabam por ajudar a manter a calma em situações extremas.

 
8. E o Sporting... desde quando?
Desde 1906...depois apareci eu hehehe!
Desde sempre. Sportinguista de 3ª geração e com muito orgulho.
Tenho uma vaga ideia de ter estado nos ombros do meu Pai em Alvalade no 7 a 1 ao Benfica com 4 ou 5 anos... De ir ver os jogos de basket e hóquei na nave do antigo estádio, de passar os Domingos à tarde a ouvir o relato com o meu avô pelo rádio… Pelo menos enquanto estávamos a ganhar, que ele era mais doente que eu e se a coisa estivesse a correr mal, desligava o rádio hahaha!!!

 
10. Este blog chama-se Penso Rápido – pequenos remédios para as comichões do dia-a-dia. Que Penso Rápido usas no teu dia-a-dia?

Geralmente Uso 2 , o João e a Maria :D



 

 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário