Vamos cuscar? 1#

Há gente extraordinária à nossa volta. Gente que põe a render o seu lado comum, aparentemente banal e que depois lhe dá uma cor, uma roupagem e um toque que nos fazem querer saber mais deles.

E não é preciso abrir revistas cor de rosa. Existem sempre bem perto de nós. De todos os nós.

Começa assim um ciclo de gente que apetece cuscar. Saber mais e sobretudo aprender mais com eles.

A Zita é uma dessas mulheres. Conhecemo-nos há... uma série de anos, quando ainda se andava de mochila e se principiava a começar a sonhar no futuro. Já na altura tinha uma forma tão boa e criativa de pensar os seus dias. Uma apaixonada pela Química. Um dos meus "ódios de estimação". Com ela aprendi a rir-me com as moléculas e átomos e outros seres invisíveis.

Não sei se foi por essa sua paixão pelo que não se vê no imediato, que é sobretudo uma Mulher de Fé. Conjuga assim dois polos tão improváveis: uma Doutorada na área das Ciências e uma Mulher de Fé pensante na religião católica. Pensante porque se questiona, procura respostas e vive de acordo com essa crença. Sem falsos moralismos. Afinal a ciência ensinou a mostrar que as coisas são como são.

Estudou anos na área da Genética e outras coisas que nem consigo explicar (já disse que a Química não é meu ponto forte?). Fez doutoramento com distinção nessa área. Uma apaixonada e basta ver o seu brilho no olhar quando fala dela.

E agora tem uma empresa de brindes para festas de crianças (para ver aqui.Porquê?
Bom, é só ler a seguir.

P.S.1: Esqueci-me só de dizer, dois pequenos pormenores. A Zita com o seu companheiro de vida adotaram, não uma criança, mas dois irmãos gémeos.

P.S.2: E para além de duas crianças, têm adotado, ao longo dos anos, animais, vá-se lá saber porqué, que lhes aparecem à porta e esta família de 4 humanos, conta ainda com 9 cães e 5 gatos. 

Bonito, né?

P.S.3: Para os anos dos meus, encomendei brinquedos simples para as pinhatas e para ofercer aos amiguinhos e recomendo. E não, todo este texto não tem qualquer tipo de patrocínio a não ser o da pura amizade. 



Vamos cuscar?


Se pudesses convidar alguém para o jantar (vivo ou morto), que personalidade seria e o que lhe darias para comer?
Jesus, peixe e pão, LOL. Fora de brincadeira seria mesmo Jesus. O que comer acho que é a parte complicada, deixava que decidíssemos os dois. Estou certa que não se importava de esperar e ajudar a cozinhar. Seria divinal.  :D

Um livro a não perder: Os Maias.

1   A tua área de estudos está muito distante do teu trabalho de agora. Qual a tua área de paixão de trabalho?
Genómica.

2     A certa altura as portas começaram-se a fechar. O que se pensa nessa altura?
O meu primeiro pensamento é; Deus é grande e sabe o que faz. Depois, quando o que Ele faz não tem mesmo nada a ver com o que nós queríamos, bem… chora-se, passa-se por uma montanha russa de pensamento, emoções, e torna-se a pensar, Deus é grande, e vou refilando como filha para o Pai. Mas Ele tem sempre razão! Seja como for, a vida continua e se Deus cuida dos passarinhos também cuida de nós! E cuida mesmo, às vezes as encomendas chegam e é exatamente o que é necessário nessa semana (podia ser um bocadinho mais). Incrível!

3   Felizmente, o ser humano é multifacetado. Como surgiu a ideia da Happy Brindes & Festas?
A ideia foi surgindo, devagar passo a passo, foi crescendo e continua a crescer. Começou pela minha necessidades de encontrar artigos para as festas dos gémeos a bom preço, sem ter de correr uma série de lojas e não poder comprar nada pelos preços elevados. E claro o grande impulsionador foi o facto de após ter terminado o doutoramento, ter ficado no desemprego, sem direito a qualquer ajuda ou subsidio. 
Estrangeiro? Sim, Canadá foi muito falado cá por casa mas a verdade é que estava e está fora de questão pelos meus filhos de 4 patas. Ajudámos muitos animais abandonados e acabamos por ficar com alguns, por motivos de doença ou por não terem “etiqueta” ninguém os quis, ainda bem! Eles são um dos grandes promotores do meu trabalho. 
Porto ou Lisboa?! Sim procurei emprego e depois caí em mim. Como posso desaparecer da vida de duas crianças que agora começam a viver com pai e mãe!? A mãe desaparece novamente e só temos mãe ao fim de semana. Como posso fazer isto a crianças com 5 anos de vida, da qual tem menos de 1 ano com pai e mãe. Não posso, assumi uma responsabilidade de dar a duas crianças uma família “normal”. Deus é grande e vai ajudar. Assim por necessidades economias, (somos 18 boquinhas para alimentar) tinha mesmo de encontrar algo que me desse liberdade de horário pelos miúdos (principalmente pela menina), e me permitisse ganhar algum. Para além do mais, a lida doméstica é muito monótona, nunca está nada realmente feito e louvo quem consegue viver assim, ser domestica, mas eu estava a ficar ainda mais doida! Tive de procurei algo para fazer…  e , vivam as novas tecnologias. Com o YOU Tube, tudo se aprende! Aprendi muito pelo You Tube, passei semanas a ouvir e ver videos brasileiros, na realidade de toda a América do Sul, já falava “brasilespanhol”. Fiz uma formação para trabalhar com balões, e outra de pequenos elementos de decoração, o resto é pensar, imaginar e fazer várias vezes ate ficar o melhor que conseguimos. Em resumo, Deus ajuda MESMO, e a necessidade aguça o engenho! Sou prova disso.

4   O que tens descoberto e aprendido neste teu novo caminho, que nunca imaginaste?
Que Deus realmente ajuda, que há momento muito complicados mas Ele está lá. Que somos capazes de muito, quando temos mesmo necessidade disso. Mas infelizmente também descobri como as pessoas conseguem ser mesquinhas, gananciosas, falsas, e outras características que não importam mencionar, que conseguem ter euros no lugar de um coração. Mas apesar de tudo há gente com coração cheio de amor e no lugar certo e que são capazes de tanto bem!

Descobri que ninguém nasce com um único propósito, que somos mesmo multifacetados, que verdadeiramente “santos da casa não fazem milagres” isto porque quem os conhece não consegue acreditar neles, que é muito complicado VIVER a vida com os planos que a Vida nós dá, que queremos sempre controlar tudo, e todos os planos que a vida tem para nós. 

Aprendi que ser realmente livre, ninguém quer! Isto porque temos uma necessidade incompreensível de nos sentirmos úteis, necessitados, amados, importantes na vida de alguém, respeitados. Isto porque a sociedades nos “envenena” assim que nascemos com que devemos fazer… estudar, casar, ter filhos, de preferência ter um bom ordenado, muita responsabilidade, ser importantes. MESMO? Será que deve ser mesmo assim?! Já há muitos que acordam, parece o “Matrix”, mas é verdade, a vida é tão boa, porque é que temos de complicar tudo? O Homem sofre porque quer! Há sempre o que quer mandar, e os que querem obedecer para não terem de ter responsabilidades. Enfim, em suma tive tempo para pensar, LOL.


5   Qual a parte que mais gozo te dá?
Sem dúvida, ver as fotos que as mamãs enviam das festas dos seus piolhos, com o que fiz. Fico tão feliz que as vezes nem eu acredito! Porque fico feliz com as festas dos outros!? Não sei, mas fico e muito! Ver como as festas ficam mais bonitas, cuidadas, como se sente o carinho de todo o trabalho. A alegria dos miúdos, os sorrisos e as memórias que eles nunca mais esquecem. Isto porque acredito que a felicidade é feita por muitos momentos de alegria (para mim a alegria é a unidade da felicidade, verdadeira alegria) e sinto-me privilegiada de poder contribuir com o meu ganha-pão para momentos de alegria de muitas pessoas.

    Algumas curiosidades:
Qual o produto que mais se vende?
Os sparkles, photo booth e decorações como toppers.

Que pedido já te fez rir à gargalhada?
Tive uma encomenda de uma pinhata, pediram para por a foto de um actor, fez-me mesmo rir porque a foto que enviaram era malandreca e era para um aniversário de uma adolescente.

7    Como imaginas este teu novo projeto a crescer?
Gostava de conseguir ter uma loja online a funcionar, mas o que realmente adorava era poder ter mais alguém a trabalhar comigo. Seria maravilhoso se a Happy&Brindes e Festa desse para nós e crescer para dar emprego a mais alguém.









Sem comentários:

Enviar um comentário