Mudar de pincel

"If you get stuck, draw with a differente pen" é uma frase de Paul Arden. 

O contexto é o da publicidade e afins mas dá que pensar em termos do comportamento, das escolhas.

Há sempre uma série de escolhas que não estão a funcionar.
Parece sempre mais do mesmo, não é? 
O mesmo tipo de namorados, de ambiente ou propostas de trabalho, de dietas loucas, de corte de cabelo desajustado na cabeleireira de sempre, do mesmo caminho, casa-trabalho-casa, de discussões sem saída, de tantas e variadas respostas...sempre muito iguaizinhas, insatisfatórias e sensaboronas. 

E isso levou-me a pensar, se as respostas que se costumam opter, CONTINUAM a não funcionar ,talvez esteja na altura de mudar as perguntas ou o paradigma que as compõem. 

Ser louco, no sentido de sair da normalidade individual. Assumir a responsabilidade individual de mudança, de reajustos e alterações. 

Ser criativo, fazer algo que normalmente não se faria. Só assim, se conseguem encontrar respostas que normalmente não se teriam. 

Criar condições diferentes, explorar mais além do que o normal raio de visão pessoal. Ver para lá do que seria esperado em cada um. Mudar o seu paradigma pessoal de ação, provocando assim reações, consequentemente diferentes.

Por isso, se a vida emperra, mude-se de lápis, para pincel, mude-se a forma de desenhar os dias, as relações, a forma de trabalhar. Mudem-se os caminhos feitos todos os dias, mecanicamente, a cor do cabelo, o mesmo pedido do restaurante do bairro. Mude-se a resposta afetiva, emocional, o sorriso e olhar, fazendo o outro pensar, interrogar-se Porqué? 

Mude-se para fora, que por dentro a mudança vai acontecendo, até que finalmente se acredite ser capaz e a mudança faça parte de si mesmo.




Sem comentários:

Enviar um comentário