Estantes I.Q.É.A.

As vezes a desarrumação externa é proporcional à interna: encontram-se migalhas de pão num rasto de deixar qualquer colónia de formigas histérica; roupa espalhada; brinquedos a invadirem todas as divisões da casa; livros e revistas abertas, semi-rasgadas ou dobradas pelo chão; várias cartas do correio "eu já arrumo"; a mesa de trabalho ganhou vida própria com a agenda aberta para a semana que vem, entre canetas e folhas empilhadas... E a moldura deste cenário varia consoante a casa e os ocupantes da mesma. À 2ª ganha tudo contornos especiais porque é o arrancar de uma semana de trabalho ou semi-trabalho para os novos semi-desempregados-que-até-têm-algum-trabalho-mas-não-chega...ou a malta dos recibos verdes, agora mais finos porque são electrónicos. "Ah eu agora subi de escalão, sou electrónico, já não dependo do papel, e tal."

Por dentro é também assim um empilhar de assuntos desorganizados sejam pessoais, familiares ou profissionais em que, pelo desgaste de dias mais difíceis ficou o desatino total. É aqui que entra a muito eficaz estante I.Q.É.A, modelo nacional com uma pitadinha de influência nórdica. Estante I.Q.É.A. ou  estante Isto Quer É Ambiente. Venha de lá o Feng Shui ou as teorias do Design dizerem o que quiserem mas a quantos já aconteceu que mal se acaba de arrumar a secretária, uma gaveta, e para os mais ambiciosos e malucos, uma divisão inteira, e respira-se logo uma outra tranquilidade e Ambiente, por uns momentos? Quantos? Quantos?

As desarrumações internas são um pouquinho menos simples de se organizarem mas é um facto que tendo que se começar por algum lado, pode-se começar precisamente pelo exterior:
  • Marcar uma consulta há muito adiada;
  • Arrumar a mesa de trabalho, despensa, o armário da roupa;
  • Devolver objectos emprestados;
  • Pegar no telefone e ter a tal conversa;
  • Pagar uma conta atrasada e despachá-la de vez;
  • ...
Cada um terá as suas listas de assuntos desarrumados. O certo é que uma vez tratados, algo muda por dentro. Avança-se. Organiza-se. E se há quem diga que a necessidade de muita arrumação externa é sinal de pouca flexibilidade interna, quando em dose certa, arrumar ou organizar o ambiente que nos rodeia, melhora o ambiente connosco próprios. E afinal, se vivemos 24h, sob 24h com o mesmo inclino que somos nós, há que fazer um certo investimento e dar-lhe um empurrão para uma estante I.Q.É.A de luxo.

Fica o desafio para hoje. Qual vai ser a estante I.Q.É.A. por aí?
Por aqui foi a mesa de trabalho. Fica o registo fotográfico do agora, já que não me atrevo a mostrar como estava ao início do dia e como estará, de novo, daqui a umas horas :)


3 comentários:

  1. Subscrevo!!! Para mim não há maior verdade do que a "tranquilidade" que assuntos arrumados me trazem!!! Hoje estou a arrumar a minha secretária/mesa que não só é IQÉA, mas também IKEA!!! Á tranquilidade de um assunto tratado junta-se a irritação de corrigir testes!!! como é que resolvo isto?! Há coisas que era melhor não tratar!!!

    ResponderEliminar
  2. Bom, para o assunto de irritação de testes, não chega um "penso rápido" tem que ser uma mala de primeiros socorros inteira! Um teste de cada vez, um teste de cada vez...e uma fatia do teu bolo delicioso :)

    ResponderEliminar
  3. De tempos a tempos sabe-me tão bem ler-te! Gosto particularmente deste texto... e cá voltei! ;)

    ResponderEliminar