Dos maiores exercícios

Depois de várias noites mal dormidas, lombas e buracos na estrada dos dias, ontem foi o aniversário do João. Um dia que, já por si, mais agitado, amanhece e desenrola-se com uma série de imprevistos que, em outros tempos, teriam posto em causa, o que realmente importa. 

Essa foi das maiores aprendizagens destes últimos anos e que ainda está em processamento aqui dentro. O que realmente é importante no momento?

Imaginem um farol lá ao longe. Um farol que guia, ilumina e orienta. Cada um tem o seu forrado com aquilo que lhe faz mais sentido. Seja a família, o amor, o trabalho, o dinheiro, sexo, amigos, arte, comida, ler... A lista não tem fim. Imagino o farol com várias dessas palavras coladas. Umas em tamanho gigante, com direito a luzes néon, e outras mais discretas mas estão lá. Por vezes, elas transformam-se em forma e feitio ao longo dos anos porque as prioridades mudam ao sabor de quem nos queremos transformar. O farol está lá e vai orientando e guiando o nosso caminho. Mesmo quando o tempo está nublado, a luz vai insistindo porque existe a certeza do que é mais importante para nós. . 

Houve uma altura em que andei à deriva e a lei era sobreviver à tona da água. Mesmo nessa altura, essa luz ia guiando, mesmo com menos força ou sem tantas certezas. Sei agora, que é um exercício quase diário, lembrar, lembrar, lembrar o que é importante, qual o foco dos dias. Por isso, o que realmente é importante no momento, tendo o meu farol a guiar? 

No meio dos atropelos de ontem, o importante era ele. Saber o quanto o amamos, é querido, o orgulho que sentimos em que já é e se está a transformar. Saber que tem quem gosta dele, ao seu lado, dar-lhe asas para voar. Serenar os outros tempos e momentos do dia, porque no fim, com o farol a guiar, está tudo bem, mesmo quando parece que não está. Confiar e continuar o caminho. 

Dos meus maiores exercícios, tem sido este: lembrar que o farol está lá firme, relembrar o que lá está inscrito, a minha verdade, e que o caminho se faz com fé, confiança e persistência. Haja essa luz por dentro. 



imagem daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário