1#Férias... e agora?


Maravilhoso como, em tempo recorde, miúdos e graúdos se adaptaram a esta nova forma de aprender e estar. Aulas TIC passaram à prática diariamente, com alunos, professores e pais a terem um curso de injeção para que de alguma forma o comboio da aprendizagem continuasse a rolar. 

Houve muitos conteúdos que ficaram pelo caminho mas houve outros tantos que foram adquiridos: gestão e organização do tempo, ir ao que importa, autonomia... Mesmo que nos primeiros tempos estivesse tudo a aterrar, aos poucos, cada um à sua maneira, foi encontrando uma forma de se sentir confortável. 

Perdeu-se o contacto direto com os amigos e há uma série de aprendizagens sociais que lá mais para a frente, podem fazer falta. Mas é o cenário que temos e acredito muito na capacidade de o ser humano se adaptar e reinventar. As crianças são nisso mestres. 

As merecidas férias deles começaram mas... e agora? Até agora havia uma espécie de rotina instalada entre aulas online e telescola, seguido de tempo para eles. Mas ... e agora? Agora com dias inteiros para eles, com pais ainda a trabalhar? Agora que também precisam (mesmo que nos digam que não) de desligar um pouco mais dos ecrãs. 

Encontrar o equilíbrio entre telemóveis, TV, tablets e pc é um jogo quase de trapezista. Redescobrirem quem são para além disso, que brincadeiras podem fazer sozinhos ou com menos vigilância, quais são os seus interesses. 

Tenho refletido como Mãe e com influências da amiga psicologia, como nos organizarmos, aqui por casa, de forma a nos mantermos bem, comigo a trabalhar, com um pai a trabalhar por turnos e fora, e eles em formato de maior descanso e merecidas férias. 

Hoje fica a primeira sugestão.



Material: Caderno+material de escrita/desenho à escolha+ferramenta de pesquisa. Aqui ajuda se forem eles a escolher. Um caderno ou canetas novas são o ponto de arranque para motivar mais. Podem também ser eles a fazer a capa. 




Durante a semana, todos os dias, terem um tempo para pesquisarem sobre um qualquer tema livre. Podem escolher qualquer tema entre vídeos (os TED talk estão muito adaptados também para os miúdos, há alguns que são especificamente para eles), sites, visitas virtuais ... Não há limite.

Cada um faz um registo simples, que pode ser escrito ou desenho, consoante as preferências de cada um.

Depois é partilhar à volta da mesa, em amena conversa. Para nós pais, mais ouvir do que falar. E sugerir algo que lhes desperte a atenção: "Encontraste algum vídeo cómico sobre isso? Será que há alguma visita online sobre esse monumento/país?" Tem sido engraçado descobrir o que lhes desperta os interesses, navegando por essas internetes a fora. 



























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