Modo de férias ... ON.

Entrar em modo de férias não é só chegar ali e já está. Foram várias semanas a pensar de uma forma, em horários, nas tarefas de rotina diárias, em prazos e exigências de trabalho. Entrar em modo de férias leva o seu tempo. Tanto que muitas vezes quando se chega finalmente a esse modo... ouvem-se lamentos de: "Como já passaram?!?!?!" 

Tempo para saborear a comida em vez de só a engolir.
Tempo para repor horas de sono perdidas em preocupações ou então dizer não ao despertador-carrasco.
Tempo para não fazer nada. Não fazer nada é subvalorizado. É deixar o corpo e a cabeça entrar em pânico e perdidos nesse nada, que não nos leva a lado nenhum. É dar-lhes tempo, para apenas estar ali a repor-se do que lhes faz falta. 
Tempo para isto tudo e mais alguma coisa. 

Neste modo de férias, de que este mês a estrear, faz despertar muitas das boas almas que por aí andam, ficam algumas ideias:

  • Molengar: não encontrei no dicionário definição que me enchesse as medidas para as potencialidades deste verbo. Molengar é dar a volta ao relógio de tal forma que ele ganha ritmo de tartaruga com mais de cem anos. É saborear as pequenas coisas como um gelado ou uma cerveja muito fresca. Sentir o cheiro dos lençóis e perder-se neles só mais um pouco. Ter muito boas intenções em ler um livro e cair em sono por cima dele. Fazer uma lista de 10 coisas a visitar numa cidade mesmo ali ao lado e riscar quase todas para só ver 2. Molengar rima com preguiça e preguiça rima com férias.


  • Criar hábitos de férias. Aquele pão fresco que se vai buscar logo pela manhã a pé. Uma volta a seguir ao jantar. Repor uma temporada de uma qualquer série preferida, no final da noite. Demorar-se na leitura de uma revista ou jornal. Largar mais o carro e pôr o corpo a mexer. Hábitos que viram rotinas de aconchego.


  • Desligar. Desafiar-se a consultar redes sociais ou mails uma, duas ou apenas três vezes num dia inteiro e para os mais destemidos, numa semana. Deixar o telemóvel perdido, em modo de férias, em lugar seguro. Ele também precisa desse descanso.
E dar tempo. Tempo para que a magia aconteça e os desgastes dos dias que já lá vão, comecem finalmente a compor-se. 


Foto daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário